terça-feira, janeiro 29, 2013

Deus se importa com isso?


Vou contar um segredo pra vocês, Bonitas!
Todas nós temos um ponto fraco, e o meu é maquiagem. Até uns meses atrás, eu gastava quase todo meu dinheiro em paletas, pincéis, sombras… me tornei uma colecionadora de batons.Tinha makes de várias marcas, vários preços, várias cores. Ficava muito tempo na internet me atualizando sobre o assunto e descobrindo quais eram os melhores produtos. Aí corria pra comprá-los! Se alguém quisesse me agradar, era só me dar um presente do gênero. E isso sempre acontecia!
Eu não saía por aí feito uma palhaça toda pintada, mas acabei fazendo da maquiagem o ponto central da minha beleza e, sem eu perceber, da minha vida. Pra mim, isso era algo que não estava tão disposta a largar porque fazia parte de mim e não admitia estar exagerando, já que procurava me vestir decentemente, participar das atividades da igreja… pra mim, a maquiagem parecia não fazer diferença no meu relacionamento com Deus. Pensava que era algo tão pequeno pra me preocupar, já que estava, aparentemente, vencendo grandes “indiscutíveis pecados”.
Aí tive a ideia de criar esse blog. Sempre soube que para falar de assuntos cristãos é preciso buscar sabedoria e entendimento pra não falar besteira. Afinal, não posso mudar a vontade de Deus com minhas suposições e opiniões. Passei a ler muito! Eu já lia todos os dias a lição da Escola Sabatina, a Meditação Matinal e algum outro livro religioso. Mas senti que precisava me aprofundar mais para poder compreender até os assuntos mais polêmicos e poder falar deles com vocês.
Bonitas, quando menos percebi, esse verso da escritora cristã Ellen White, que também está na Bíblia em
2 Coríntios 3:18,  tinha feito sentido na minha vida. Ficou muito claro pra mim, mesmo que não falado com todas as palavras, que certos gostos e hobbies meus não agradavam a Deus, prejudicando o meu relacionamento com Ele e minha imagem como garota cristã. Mudei! E essa foi a experiência mais natural que já tive. Sou como vocês, meninas: Errando e acertando, mas sempre buscando saber o que Deus quer pra mim!

O post sobre A polêmica dos esmaltes fez jus ao seu nome! rs Algumas meninas questionaram bastante, mas tudo bem, ali era um espaço para debate mesmo. Mas muitas Bonitas me falaram que, através dele, decidiram mudar seu estilo de vida!
Vale lembrar que, por questões de saúde, é melhor evitar a coloração. Mas se decidir dar um“tcham” no visual, aí estão as dicas!
E claro que vamos fazer o serviço completo, sugerindo esmaltes que combinam com a garota e mulher cristã.

O que acharam, Bonitas?
Beijos! 

Emanuelle Sales (Bonita Adventista)

    quarta-feira, janeiro 23, 2013

    Conheça os benefícios de nove tipos de farinha

    Comum no preparo de pães, bolos e massas, em geral, a farinha vem ganhando destaque no equilíbrio da dieta. O alimento, obtido pela moagem da parte comestível de vegetais e/ou frutas, atua na prevenção de diversas doenças e ainda fornece vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Os tipos variam desde as versões tradicionais, como a de trigo, até outras menos conhecidas, como a de maracujá e a de arroz. Para conhecer os benefícios dos diferentes tipos de farinha, o Minha Vida conversou com especialistas e elencou nove opções para incluir no seu cardápio. Confira.

    Farinha de trigo
    A farinha de trigo branca é fonte de carboidratos e, se o farelo (estrutura que recobre a semente) não for desprezado no preparo, também de vitaminas do complexo B, zinco e potássio. "Essas vitaminas dão energia e vitalidade ao sistema nervoso central, enquanto que o zinco fortalece o sistema imunológico e o potássio auxilia na hidratação dos tecidos do corpo", explica a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional. Ela recomenda, entretanto, que seja dada prioridade à versão integral, mais saudável e fonte de fibras. Lembre-se de que a farinha de trigo branca deve ser evitada por pessoas com doença celíaca ou intolerantes ao glúten.
    Farinha de milho - Foto Getty Images
    Farinha de milho
    Segundo a nutricionista Maria Fernanda, da Nutri & Consult, a farinha de milho tem algumas vantagens em relação à farinha de trigo, porque preserva uma série de nutrientes importantes que a de trigo dispensa. "O principal deles são as fibras, que ajudam o organismo a eliminar toxinas e manter a taxa de colesterol em níveis adequados", explica. O milho também é fonte de vitamina A, essencial para a visão e para a diferenciação dos tecidos. Além disso, essa farinha tem a vantagem de não conter glúten, o que libera seu consumo mesmo por pessoas em dietas restritivas.
    Berinjela - Foto Getty Images
    Farinha de berinjela
    "Altamente rica em fibras, a farinha de berinjela auxilia no trânsito intestinal, reduz a absorção de gordura, promove a sensação de saciedade e até auxilia no funcionamento dos rins", afirma Roseli. Vale lembrar, entretanto, que manter uma boa hidratação é fundamental para aproveitar todos esses benefícios. O alimento ainda conta com as vitaminas A e C, com ação antioxidante, ou seja, que combate radicais livres, substâncias responsáveis pela degeneração das células.
    Farinha de centeio - Foto Getty Images
    Farinha de centeio
    A farinha de centeio possui elementos que retardam a digestão e diminuem a conversão de açúcar em gorduras. Além disso, ela contém menor teor de glúten se comparada à farinha de trigo integral, complementa a nutricionista Maria Fernanda. "O alimento ainda é fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia; aminoácidos essenciais, que auxiliam na construção muscular; e minerais, como potássio, importantes para o bom funcionamento do organismo", afirma. A farinha de centeio ainda é fonte do ácido fólico, essencial para a manutenção do sistema nervoso central e na formação dos glóbulos vermelhos.
    Cevada - Foto Getty Images
    Farinha de cevada
    A cevada contém fibras que ajudam a regularizar o intestino, diminuir o nível de colesterol e equilibrar a glicemia. Ela também é rica em proteínas, carboidratos e vitaminas do complexo B. O selênio, presente em sua composição, atua como antioxidante, combatendo radicais livres, e o magnésio promove o relaxamento muscular. "Outra informação importante é que, embora a cevada seja da família do trigo e possa ser usada em quase todas as receitas que incluem farinha de trigo, como pães e massas, ela nem sempre desperta sensibilidade de pessoas intolerantes ao trigo", aponta Roseli Rossi.
    Aveia - Foto Getty Images
    Farinha de aveia
    Fonte de fibras solúveis, a aveia contém alto teor de beta-glucana, que auxilia na diminuição dos níveis de colesterol no sangue. "Ela age como uma pequena esponja que absorve a gordura, ajudando na redução das taxas de colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares", afirma Maria Fernanda. A farinha de aveia ainda é rica em proteínas, vitaminas e mineiras, como ferro, cálcio e magnésio. Outro benefício do alimento é o fato de ele colaborar com o controle do peso, uma vez que suas fibras retardam o esvaziamento gástrico e prolongam a sensação de saciedade, afastando a fome.
    Banana verde - Foto Getty Images
    Farinha de banana verde
    De acordo com a nutricionista Roseli, a farinha de banana verde é uma das mais estudadas e utilizadas atualmente. "Ela apresenta um tipo de amido que serve como ?alimento? para bactérias benéficas do intestino, produtoras de substâncias que auxiliam na prevenção de doenças inflamatórias intestinais, na manutenção da mucosa intestinal e contribuem com o aumento do bolo fecal, reduzindo o risco de câncer de cólon", pontua. O alimento ainda pode ser um grande aliado para mulheres vítimas da tensão pré-menstrual (TPM) - a banana é fonte de magnésio, que diminui as dores causadas pelas contrações geradoras das cólicas e está relacionado à produção de dopamina, que traz bem-estar.
    Maracujá - Foto Getty Images
    Farinha de maracujá
    A farinha de maracujá é fonte de diversas vitaminas e minerais. "Uma delas é a niacina (vitamina B3), que atua na produção de hormônios, melhorando os sintomas da ansiedade e protegendo as paredes do estômago", diz Maria Fernanda. Também estão presentes no alimento o ferro, que combate a anemia, o cálcio que favorece a contração muscular e o fósforo, que fortalece os ossos e atua na manutenção da memória. Esta farinha também é rica em uma fibra solúvel chamada pectina, que prolonga a sensação de saciedade e ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue.
    Arroz - Foto Getty Images
    Farinha de arroz
    "Como a farinha de arroz é feita pela simples moagem dos grãos, sem qualquer processo químico envolvido, ela preserva as mesmas características nutricionais do arroz polido (branco)", afirma Roseli. Assim, além do amigo, que corresponde a cerca de 90% da matéria seca do arroz, esta farinha não contém glúten e auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo, do coração e no controle do diabetes, já que possui índice glicêmico baixíssimo. A farinha de arroz também reduz a absorção de óleos vegetais dos alimentos, tornando-os menos calóricos.
    Fonte: Minha Vida

    terça-feira, janeiro 22, 2013

    Facebook pode tornar seus usuários invejosos


    Com mais de um bilhão de usuários ativos compartilhando 30.000 milhões de mensagens/conteúdo por mês, o Facebook se tornou um dos sites mais populares da internet e uma das maiores bases de dados de informação social em todo o mundo.
    Sendo uma mídia social, parece ser benigno para as pessoas: permite que elas mantenham contato com os amigos, façam novos, e nunca se sintam sozinhas. Certo?
    Errado. Um estudo recente chegou à conclusão de que mais de um terço de seus entrevistados experimentam sentimentos negativos depois de usar o Facebook.
    De acordo com a pesquisa feita pela Universidade Técnica de Darmstadt e pela Universidade Humboldt de Berlim (ambas na Alemanha), mais de um terço dos usuários da rede social relatam sentimentos predominantemente negativos, como frustração, relacionados ao uso da plataforma.
    Os pesquisadores sugerem que “inveja” de seus amigos virtuais é a principal razão para esse resultado frustrante.

    A pesquisa

    O estudo envolveu 584 usuários do Facebook que gastavam entre 5 a 30 minutos no site diariamente. Eles foram questionados sobre seus sentimentos após o uso da plataforma.
    Mais de um terço dos entrevistados relatou sentimentos predominantemente negativos, como frustração.
    “Embora os entrevistados se mostrassem relutantes em admitir que sentiam inveja no Facebook, muitas vezes era presumível que a inveja pode ser a causa por trás da frustração sobre esta plataforma – uma clara indicação de que a inveja é um fenômeno marcante no contexto Facebook”, disse a Dra. Hanna Krasnova, pesquisadora da Universidade de Humboldt.
    A cientista acredita que o acesso abundante a notícias positivas e perfis de “amigos” aparentemente bem-sucedidos promove uma inevitável comparação social que pode facilmente provocar inveja.
    “Em geral, as redes sociais online permitem que os usuários acessem informações relevantes sem precedentes sobre outros – insights que seria muito mais difíceis de se obter offline”, afirma.
    Aqueles que não se envolvem em atividades ativas e comunicação interpessoal em redes sociais, ou seja, que as usam principalmente como fontes de informação, por exemplo, lendo postagens de amigos, verificando feeds de notícias ou navegando através de fotos, estão particularmente sujeitos a essas experiências dolorosas.
    Outro resultado da pesquisa foi que cerca de um quinto de todos os eventos recentes online/offline que provocaram inveja entre os entrevistados ocorreu dentro de um contexto de Facebook.
    Isso revela um papel colossal desta plataforma na vida emocional dos usuários. Paradoxalmente, a inveja pode frequentemente levar usuários a “enfeitar” seus perfis na rede social, o que, por sua vez, provoca inveja entre outros usuários, um fenômeno que os pesquisadores chamaram de “espiral da inveja”.
    Na Alemanha, os principais provocadores de inveja estão relacionados com viagens. O sentimento ruim, neste caso, “é um resultado de inúmeras fotos de férias postadas no Facebook, que são particularmente populares entre os usuários alemães”, comentou o Dr. Thomas Widjaja, da Universidade Técnica de Darmstadt.
    Com base nos dados da pesquisa, os cientistas também foram capazes de estabelecer uma relação negativa entre a inveja que surge no Facebook e a satisfação dos usuários na “vida em geral”.
    O uso passivo do Facebook aumenta emoções hostis que, por sua vez, afetam negativamente a satisfação dos usuários com suas vidas.
    “Considerando o fato de que o uso do Facebook é um fenômeno mundial e a inveja é um sentimento universal, muitas pessoas estão sujeitas a essas consequências dolorosas”, conclui Helena Wenninger, coautora do estudo da Universidade Técnica de Darmstadt.
    Para ler a pesquisa completa, clique aqui (em inglês).[MedicalXpressCordisNews]
    Fonte: Hypescience

    sexta-feira, janeiro 18, 2013

    Porque razão sou Adventista do Sétimo Dia


    Talvez alguns de nós, principalmente aqueles que tiveram a felicidade de serem educados desde o berço na nossa Igreja, nunca se tenham questionado acerca do assunto; mas valerá a pena parar um pouco para pensar nas razões pelas quais escolhemos ser e manter-nos como Adventistas do Sétimo Dia.

    É evidente que quando alguém decide tornar-se membro desta igreja não tendo nela crescido, torna-se um pouco mais fácil perceber e identificar essas razões: afinal,grandes mudanças foram efetuadas, houve decisões que implicaram séria rutura e foi adquirida toda uma série de comportamentos (não apenas os visíveis, mas também os internos) que, normalmente, não deixam margem para dúvidas.

    Por outro lado, quando alguém desde sempre fez parte da igreja, nunca viveu (e graças a Deus por isso!) uma outra experiência de vida religiosa que não esta, corre o risco de tudo parecer excessivamente natural, um processo rotineiro no qual nos integramos sem refletir nas razões exatas pelas quais essa pertença existe e se mantém.

    Não poucas vezes, ouvi alguns amigos (não necessariamente Adventistas) explicarem a sua filiação religiosa nos seguintes termos: "os meus pais já tinham esta crença, foi assim que me ensinaram, e desde sempre fui assim...". Pois bem, respeitando as decisões que cada um queira invocar, esta não é uma razão válida, objetiva, que demonstre substrato e conteúdo - é apenas uma evidência que também serviria para explicar porque razão os peixes nadam...

    Assim, cabe elaborar algum pensamento à volta do porquê de sermos Adventistas do Sétimo Dia. Por isso, quero partilhar a minha visão sobre este assunto.

    Quando olho para a nossa Igreja, encontro imensas razões para dela fazer parte - as nossas crenças fundamentadas na Bíblia e só na Bíblia; o Espírito de Profecia que nela existe; a defesa dos Dez Mandamentos; a proclamação da breve volta de Jesus; a comissão evangélica, reforçada em Apocalipse 14; o envolvimentos e as atividades dos jovens; o trabalho humanitário que desenvolvemos, a assistência e serviço social que prestamos; a reforma da saúde; etc..

    Se quiser, reveja os pontos do parágrafo anterior (e outros que lhe tenham surgido) e repare que os podemos dividir em dois grupos: aqueles que nos são como que exclusivos(principalmente se vistos como um todo); e, aqueles que podemos indentificar também em outras confissões religiosas.

    Isto para dizer que, à boa maneira protestante, eu sou Adventista do Sétimo Dia, não porque nós somos mais uma Igreja que existe e, simplesmente, desenvolve a sua atividade, mas sim porque temos algo de distinto, de específico a experimentar, viver e partilhar. E, por muito valor que lhes reconhecemos, não são os serviços que a Igreja presta que nos fazem Adventistas do Sétimo Dia - antes, é a NOSSA MENSAGEM ADVENTISTA distinta e concreta que define quem somos, que incute razão e propósito à nossa existência!

    Eu valorizo o trabalho da ADRA e espero que continue sempre e cada vez com mais intensidade; mas não é por isso que eu sou Adventista! Eu admiro a dedicação dos nossos jovens que progridem moral e espiritualmente nos grupos de Desbravadores, e espero que assim sigam sempre; mas não é por isso que eu sou Adventista! Eu aprecio o esforço das nossas irmãs que desenvolvem e partilham os seus dons na cozinha vegetariana e sei que essa obra avançará sem parar; mas não é por isso que eu sou Adventista!

    Eu sou Adventista do Sétimo por aquilo que torna esta Igreja única aos olhos de Deus: a Bíblia e só a Bíblia! Os Dez Mandamentos, em particular o Sábado! A breve volta de Jesuse a sua proclamação! A nossa interpretação da profecia de Daniel, especialmente 8:14! Arevelação de Apocalipse, com grande relevância no verso 14:7! E sim, eu sou Adventista do Sétimo Dia também devido a Apocalipse 13!

    Ou seja, é a MENSAGEM que temos - e não devemos nunca alterar, nem sequer afrouxar ou diminuir de intensidade - e a aceitação que dela faço, que faz de mim um Adventista do Sétimo Dia! Centrar as razões dessa filiação e mesmo visibilidade para o exterior em tudo o resto, é perder propósito e razão de existir...

    Fonte: O Tempo Final

    Os 5 pastores mais ricos do Brasil


    A revista americana Forbes publicou o ranking dos cinco pastores brasileiros mais ricos [Tradução minha. O original está aqui.).

    "A religião sempre foi um negócio rentável. E se acontecer de você ser um pregador evangélico brasileiro, as chances de tirar a sorte celestial são realmente muito altas nestes dias. 

    "[...] Uma das qualidades mais atrativas dos evangélicos é a sua crença de que os resultados materiais do progresso são um favor de Deus.  

    "O valor do progresso material no evangelicalismo do Brasil é explícita e ativamente promovido. Aline Barros, cantora e pregadora que já ganhou o Grammy, diz assim: "O que você fez para o Reino de Deus? O que você tem produzido para Deus? Se você está vivo, você tem o fôlego de vida. Produza! "

    "Isso parece estar funcionando. Como tem sido amplamente divulgado, o Brasil viveu um período de grande crescimento econômico ao longo dos últimos anos. O sucesso econômico do país não só tirou milhões de brasileiros da pobreza, mas também elevou as expectativas de uma nova classe média conhecido como a "classe C". A maioria dos evangélicos no Brasil encontraram na religião uma forma de ser grato por sua boa sorte, assim como uma justificativa para desfrutar de seu novo status na sociedade, sem culpa.

    "Em outras palavras, eles estão ansiosos para devolver à igreja, talvez para ajudar com parte da carga. Isso acabou tornando algumas igrejas em negócios altamente lucrativos e fazendo alguns líderes multi-milionários. É a chamada "indústria da fé".

    "Tome como exemplo o "bispo" Edir Macedo. Fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, que também tem templos nos Estados Unidos, Macedo é, de longe, o mais rico pastor no Brasil, com um patrimônio líquido estimado por várias revistas de negócios em torno de R$ 1 bilhão e 900 milhões*. Ele está constantemente envolvido em escândalos, principalmente devido a alegações de que sua organização havia desviado milhões de dólares de donativos destinados à caridade. Houve também acusações oficiais de fraude e lavagem de dinheiro. No entanto, Macedo conseguiu manter seu rebanho de seguidores ao longo dos anos". 

    [Na verdade, segundo o Censo 2010, a Igreja Universal teve uma queda no número percentual de membros]

    "Um dos pais da teologia da prosperidade moderna, Macedo ainda passou 11 dias na prisão em 1992 devido a acusações de charlatanismo. Macedo negou todas as acusações contra ele no Brasil, mas ele ainda está sendo processado por autoridades norte-americanas e venezuelanas.

    "Como escritor evangélico, ele se destaca com mais de 10 milhões de livros vendidos. Seu grande lance foi no final de 1980, quando adquiriu o controle da Rede Record, atualmente no Brasil a segunda maior emissora. Seus outros ativos incluem um jornal, a Folha Universal, que tem uma circulação de mais de 2,5 milhões de exemplares no Brasil, um canal de notícias, Record News, as empresas selo musical, propriedades e um jato particular da Bombardier Global Express no valor de 45 milhões de dólares. O porta-voz de Macedo disse que não iria comentar assuntos pessoais.

    "Seguindo os passos de Macedo está Valdemiro Santiago. Um ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, ele teria sido expulso da instituição depois de alguns desentendimentos com o seu patrão, de quem ele era um protegido. Isso foi o suficiente para ele para fundar sua igreja, a Igreja Mundial do Poder de Deus, que tem mais de 900 mil seguidores e 4.000 templos, muitos dos quais adornados com imagens dele em outdoors. Ele esteve nas manchetes no ano passado depois de supostamente ter pago 45 milhões dólares em um jato particular idêntico ao de Macedo. Várias revistas de negócios brasileiras estimam que seu patrimônio líquido é de R$ 450 milhões. Os e-mails para a igreja de Santiago não foram respondidos.

    "O próximo é Silas Malafaia, um dos líderes da Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal do Brasil. O mais sincero de seus colegas, Malafaia está constantemente envolvido em controvérsias relacionadas com a comunidade gay no Brasil, da qual ele se declara com orgulho de ser o maior inimigo. Em 2011, Malafaia, de patrimônio estimado em R$ 300 milhões, lançou uma campanha chamada "O Clube do UmMilhão de Almas", que pretende levantar R$ 1 bilhão para a sua igreja, a fim de criar um rede de televisão global com transmissões para 137 países. Os interessados ​​em contribuir com a campanha podem doar quantias a partir de R$ 1.000, também pago em prestações. Em troca, os doadores receberão um livro". 

    [O doador ganha um certificado do clube e 4 livros de Mike Murdoch, entre eles, "7 Leis que você deve honrar para ter sucesso incomum"]

    "Possivelmente, o mais ativo em multimídia entre os pregadores brasileiro é o tele-evangelista Romildo Ribeiro Soares, conhecido simplesmente como RR Soares. Fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, Soares é um dos rostos mais regulares na televisão brasileira. Também ex-membro da Igreja Universal do Reino de Deus, ele é cunhado de Edir Macedo. O autointitulado "missionário" Soares é considerado o mais humilde entre seus pares. Seu jato particular, um King Air 350,  vale modestos 5 milhões de dólares. O patrimônio líquido estimado de Soares: R$ 250 milhões. O porta-voz de Soares não retornou as ligações ou e-mails.

    "Os fundadores da Igreja Renascer em Cristo, o "apóstolo" Estevam Hernandes Filho e sua esposa, a "bispa" Sônia, supervisionam mais de 1.000 igrejas no Brasil e no exterior, incluindo várias na Flórida. Com um patrimônio líquido conjunto estimado em R$ 130 milhões, o casal frequentou as manchetes internacionais em 2007, quando eles foram presos em Miami, acusados de transportar mais de 56.000 dólares em dinheiro não declarado. Parte do dinheiro estava entre as páginas de sua Bíblia, de acordo com agentes alfandegários norte-americanos que detiveram o casal no aeroporto de Miami. Eles foram entregues ao Brasil um ano depois. Eles também são processados no Brasil por uma série de outros crimes, inclusive pela queda do teto de um de seus templos que causou nove mortes.

    "A prisão e as alegações sistemáticas de desvio de fundos no Brasil ecoaram ruidosamente. Em dezembro de 2010, o astro do futebol brasileiro Kaká, que era amigo do casal Hernandes e membro de sua igreja, deixou a instituição, alegadamente por causa de sua gestão e mau uso do dinheiro. Kaká tinha teria doado mais de R$ 2 milhões para a igreja durante o tempo em que era um dos seus membros mais conhecidos. O porta-voz do casal Hernandes não respondeu aos e-mails e telefonemas.

    "Tornar-se um pregador evangélico no Brasil é o sonho de muitos jovens de todo o país. Algumas igrejas neopentecostais, como a Igreja Universal do Reino de Deus, oferecem cursos intensivos para "produzir" pastores pela quantia de R$ 700 por alguns dias de aulas. A questão não é tanto o dinheiro (Malafaia paga até R$ 22.000 por mês para os membros mais talentosos de sua equipe, de acordo com a revista Veja SP) quanto o poder.

    "Muitos pastores brasileiros receberam passaportes diplomáticos nos últimos anos. Alguns, especialmente aqueles que dirigem grandes igrejas, são cortejados pelos políticos em época de eleição, para não mencionar que no Brasil, como em muitos países ao redor do mundo, as igrejas são isentas de impostos, o que por vezes pode abrir uma lacuna muito conveniente.

    "Como diz a Bíblia, a fé move montanhas. E o dinheiro, também".

    * As estimativas para valores líquidos foram baseadas em números relatados pelo Ministério Público do Brasil, da União e da Polícia Federal, bem como estimativas do valor de investimentos privados de cada pastor, como relatado pela mídia brasileira, incluindo revistas Veja, Exame, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo.

    Fonte: nota na pauta

    quinta-feira, janeiro 17, 2013

    Série Heróis da Fé

    Nesta formidável série, você verá a história de verdadeiros reformadores que revolucionaram a Era Cristã. Lutero, Wiclef, Huss, Calvino, Gulherme Miller, entre outros, fazem parte dessa história.


    VOCÊ ENTENDERÁ
    - O Significado do Grande Conflito descrito na Bíblia
    - Os símbolos bíblicos de Daniel e Apocalipse
    - O período de reforma na Inglaterra
    - O Surgimento da Igreja Adventista
    - Os primeiros Adventistas da história
    - A Escolha de Ellen White como mensageira do Senhor
    - Muitos outros temas.


    sábado, janeiro 12, 2013

    Por que me tornei adventista?


    Querido (a), em primeiro lugar... não se assuste, procure ler até o fim, mesmo que ache absurdo. 

    Como talvez seja para você, para mim, o movimento adventista era uma seita. Afinal eles guardam o sábado e não comem carne de porco... nós não vivemos no tempo da lei, mas no tempo da graça onde tudo é lícito. Eu fechava os ouvidos pra qualquer coisa do adventismo, porque desde
    criança eu ouvia que eles eram tão hereges quanto os Testemunhas de Jeová. 
    Há alguns anos tenho sentido o desejo de conhecer mais a Deus e agradá-lo mais. Tenho certeza de que o fim se aproxima e de que no final dos tempos deveríamos nos santificar cada vez mais “Quem é limpo, limpe-se mais, e quem é sujo, suje-se ainda” Ap 22:11. Resolvi então buscar com mais seriedade a "santificação sem a qual ninguém verá o Senhor". Hb 12:14
    O que Deus quer de nós? De forma resumida: Que creiamos em Seu Filho, nos batizemos e preguemos o evangelho da salvação a toda criatura! MT 28:19-20
    Mas este não é o evangelho que vemos pregado. Conheço o evangelho da prosperidade. Conheço as campanhas em busca de vitórias, já participei de vigílias em busca de "poder" e bênçãos. Já fiz cura interior,
    quebra de maldições hereditárias. Participei de muito "reteté", já caí no poder, já falei em línguas. Passei por muitas igrejas, umas mais e outras menos, mas todas materialistas querendo tornar o "seu
    nome célebre na terra" como nos tempos da torre de Babel. Gen 11:4
    Por esses e vários outros motivos comecei a minha peregrinação em busca de uma igreja que me falasse mais da palavra de Deus, do Cristo que não tinha onde reclinar a cabeça, MT 8:20 dos apóstolos que largaram tudo por amor a causa. MT 4:20 Desejei agradar a Deus com meu modo de
    vida, não só com o meu louvor aos domingos.
    Mas como agradar a Deus?

    Entendi que o que Deus mais quer do ser humano é relacionar-se com ele e que desse relacionamento floresça  OBEDIÊNCIA. I SM 15:22 Mas obedecê-lo em quê?
    Veja quais os mandamentos que Jesus falou para o jovem rico obedecesse se quisesse ter a vida eterna! MT 19:17)
    Eu já havia me perguntado diversas vezes se Deus é tão complacente que não se importa muito se gente guarda ou não guarda os seus mandamentos. Só crer em Jesus é suficiente? 
    Em toda bíblia, os 10 mandamentos (Ex 20) são a única coisa que Deus escreveu com sua própria mão (Ex 34:1), será que Ele não se importa mesmo em não darmos o devido valor às SUAS PALAVRAS? Jesus aboliu TODA a lei?


    Então Deus se contradiz?! Afinal se Deus e Jesus são UM desde o início da criação, como Deus manda guardar o sábado e Jesus manda guardar o domingo? Ou não preciso guardar dia nenhum porque Jesus me libertou do JULGO. A Lei de Deus é um JULGO ou boa e perfeita como diz em Salmo 19:7? Os 10 mandamentos são apenas para os judeus? Não devo cobiçar, roubar, não devo adorar outros deuses e não devo fazer imagens, mas
    não preciso guardar o sábado, isso Deus não faz mais questão!? Que Deus é esse que ora diz uma coisa e depois muda de idéia? Será que não estamos interpretando mal a Palavra de Deus? Estamos aceitando uma tradição de homens que vem sendo passada através dos séculos sem questionar?
    MT 15:9
    Agora percebo claramente que Jesus não aboliu a lei, mas cumpriu TODA a lei. Ele cumpriu a LEI MORAL: guardava o sábado LC 4:16, honrava seus pais, adorava somente a Deus. E cumpriu até a LEI CERIMONIAL:  sacrificou-se como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E ainda resumiu a lei em um mandamento só: Amar a Deus sobre todas as
    coisas e ao próximo com a ti mesmo. Quem ama a Deus sobre todas as coisas obedece todos os outros mandamentos: 1- não tem outros deuses, 2- não faz imagens 3-não toma o nome Dele em vão e 4- guarda o sábado. Quem ama o próximo como a si mesmo 5- honra seus pais e jamais 6-matará, 7- adulterará, 8-furtará 9-dirá falso testemunho ou 10- cobiçará.

    Posso comer de tudo porque TUDO me é lícito? Posso vestir qualquer roupa e aderir a qualquer modismo porque TUDO me lícito, desde que haja decência? (Se bem que nem decência encontramos mais em algumas igrejas...) Deus me ama de qualquer jeito e posso viver conforme padrões do mundo, basta aceitar o sacrifício de Jesus e buscar o poder? 

    Você já percebeu que ser crente virou moda? Monique Evans, Tiazinha, Gretchen? "Deus te ama, venha como está!" Mas as pessoas estão entrando com os costumes do mundo dentro da igreja... Você já ouviu falar da

    “Igreja Contemporânea”? Então pasme e veja com seus próprios olhos no site www.igrejacontemporanea.com.br Mas isto já estava previsto em II TM 4:3-4. Se o inimigo não consegue destruir a igreja, pelo menos se infiltrando nela, tornando verdades absolutas em meias verdades, misturando a verdade com mentira nos faça desagradar a Deus... Então
    quando Jesus vier buscar uma igreja sem mácula e sem ruga o que será que encontrará?
    Sabe quando você ama muito alguém, está verdadeiramente apaixonado e quer agradá-lo (a) em tudo? Muitas mulheres mudam a cor do cabelo, pintam as unhas na cor que o namorado gosta. Fazem aquele pudim do jeito que ele gosta. E a Deus? Como o amo muito, quero agradá-lo em tudo MESMO, com meu interior e com meu exterior. Mas o que Ele quer de mim? 

    Vão haver mesmo duas testemunhas que ficarão vestidas de saco em praça  pública? Será que o que é retratado no filme "Deixados para trás" tem fundamento? O que é a mulher de vermelho e a mulher de branco em apocalipse? O quê do livro de apocalipse já aconteceu e o que ainda vai acontecer?
    Comecei a perceber que muitas explicações "evangélicas" sobre diversos assuntos não me eram tão convincentes quanto eu imaginava. Mas também
    descobri que TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO, está na palavra de Deus, ela se explica em si mesma. Um versículo complementa o outro mesmo que em estejam em livros diferentes. Porque ela é única e perfeita. II TM 3:16-17
    Por isso achei na igreja adventista muitas coisas que eu procurava. Pra deixá-los curiosos... experimente ler no texto de Apocalipse nos capítulos 12 e 17... onde fala mulher, leia igreja, onde fala água, leia povos, e onde fala cauda, leia falso profeta, onde está dragão, leia diabo, onde está estrelas leia mensageiros.
    Em relação às testemunhas vestidas de saco: onde se lê duas testemunhas, leia bíblia (antigo e novo testamento). 
    A primeira vinda de Cristo não foi alarmante... não ouve estrondos, quando Cristo morreu e ressucitou muitos não ficaram nem sabendo naquela hora. Você já pensou que muitas coisas que estão em Apocalipse e em Daniel talvez não aconteçam com o barulho e o impacto que esperamos, que talvez sejam acontecimentos históricos que ignoramos e já
    tenham até acontecido?

    Falando assim, parece que foi fácil. Como chorei, como lutei comigo mesma e com Deus durante um ano inteiro! Que paciência o Senhor teve comigo me mostrando que eu não conhecia a palavra como deveria. Tantas coisas nas quais acreditei a vida toda! Parecia que estava tudo tão certo!
    Não peço que todos se tornem adventistas só desejo que busquem o conhecimento da palavra de Deus com mais intensidade do que as vitórias. E que se reencontrem com as verdades da bíblicas neste tempo do fim.
    Testemunho da Dra. Ana Catarina Periotto

    Evidências - A curiosa história do dinheiro

    Tenha um 2013 feliz e melhor que o 2012!


    Se pudesse voltar no tempo tenho certeza de que, assim como eu, você não teria feito muitas coisas no ano de 2012 que trouxeram tristeza, angústia e arrependimento. Boa parte de nossas frustrações poderiam ter sido evitadas se tivéssemos tomado decisões mais conscientes, firmadas na Palavra de Deus (Sl 119:9).
    Para que isso se torne possível em 2013 (e nos anos vindouros), quero lhe deixar algumas dicas para que comece o ano não apenas com “o pé direito”, mas, acima de tudo, decidido a fazer as pazes com Deus e com a vida:
    1º) Passe mais tempo de qualidade com o Criador (Mt 6:33). Ore mais vezes de joelhos e em lugares silenciosos (At 16:13). Leia a Palavra e ouça a voz do Espírito no seu coração antes de sair de casa para um novo dia de trabalho ou qualquer outra atividade (Sl 5:3). Para isso, medite, reflita naquilo que ler: “Como eu amo a tua lei! medito nela o dia inteiro” (Sl 119:97)[1].
    2º) Passe mais tempo com o “Eu” (Sl 42:5). Pare para ouvir a voz de seu inconsciente  e dialogue com o consciente para tranquilizá-lo. Se sua mente “lançar para dentro” do consciente pensamentos trágicos, depreciativos, de desânimo, que possam lhe desequilibrar, converse consigo e diga: “Está tudo bem. Calma. Isso ainda não aconteceu e, muito provavelmente, não acontecerá. Depois de Deus, sou seu melhor amigo. Estou com você”. Isso lhe ajudará a dar uma “reeditada” no conteúdo negativo armazenado no inconsciente e, com isso, a ansiedade diminuirá. E administrará melhor o “Eu”.
    Não conversar consigo traz a nossa vida uma solidão existencial incrível e prejuízos emocionais tremendos. Aqueles que gerenciam as próprias emoções[2], conversando consigo a respeito delas, são os que adquirem mais domínio próprio e lidam com as tensões com muito mais facilidade. Veem a vida de maneira positiva.
    3º) Passe mais tempo com a família (Cf. Ef 5:25, 28). Quem irá para o céu com você serão os seus familiares (se eles quiserem), não o trabalho. Priorize as pessoas, pois, elas são muito maisimportantes do que ganhar dinheiro (Cf. Pv 23:4, 5).
    4º) Diga todos os dias a seu cônjuge e filhos que os ama muito (Rm 13:8). Faça com que o “Tanque Emocional” daqueles que mais ama (não esqueça os pais, avós, sobrinhos, etc.) fique sempre transbordando de tanto amor e carinho. Não esqueça de agir para demonstrar o amor, e não deixe de amar aos seus queridos na linguagem de amor deles, que pode ser: palavras de afirmação, toque físico, presentes, tempo de qualidade e/ou atos de serviço.[3]
    Como sabiamente ensinou o apóstolo Paulo: “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros [...] (Rm 13:8).
    5º) Passe mais tempo com a natureza, como Jesus fazia (Mc 6:31)
    Se você quer ter saúde emocional e proporcionar o mesmo aos seus descendentes, precisa passarmenos tempo no Shopping e desfrutar de momentos mais significativos com a natureza.
    A mente não encontra descanso e tranquilidade quando vemos a nossa frente apenas vitrines e “árvores de concreto” (prédios, construções). Você precisa contemplar o verde, ouvir os pássaros, andar descalço na grama ou na areia, e ter momentos de paz e oração junto ao ambiente ideal (a natureza) criado por Deus, para o refrigério mental e oxigenação do cérebro.
    Quando falo a respeito da importância do contato com a natureza, em minha palestra sobre educação de filhos, gosto muito de ler a citação a seguir:
    “A melhor de todas as heranças que podeis legar a vossos filhos, é o dom de um corpo sadio, mente sã e caráter nobre… Ide para um lugar onde, separados das diversões e extravagâncias da vida da cidade, possais ser companheiros para vossos filhos, ensinando-os a conhecer a Deus mediante Suas obras, e preparando-os para uma vida íntegra e útil”[4].
    6º) Reconheça seus erros e aprenda a pedir perdão (Lc 18:10-14; Mt 18:21, 22).
    Aceitar as próprias limitações nos impulsiona a crescermos a fim de sermos ainda melhores que no ano anterior. Os arrogantes, que se acham sempre certos, nunca alcançarão o nível de espiritualidade necessária para a felicidade e saúde mental.
    Portanto, seja mais humilde com a vida e aprenda a desculpar-se, para que seus relacionamentos sejam significativos e duradouros.
    7ª) Elabore um plano de ação com sua família para que todos se envolvam em obras de caridade (Is 58). Muitos de nós, em nossos estudos bíblicos, ao estudarmos sobre as características da igreja verdadeira, citamos apenas Apocalipse 14:12 e 12:17, que mostram ser a igreja de Deus fiel a Jesus na obediência aos Dez Mandamentos.
    Entretanto, essa explicação é incompleta e pouco motiva o aluno à ação. Precisamos lembrar que há mais uma característica entre o povo de Deus, que se prepara para a volta de Jesus: o amor pelos irmãos na fé (Jo 13:35) e amor por todos os demais seres humanos (Mt 22:34-40).
    Esse nobre sentimento só se torna nobre ser for manifesto dentro dos moldes de 1 Coríntios 13. E, será evidenciado inclusive por meio de obras de assistência social, como lemos em Tiago 1:27:
    “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.”
    Não foi à toa que Deus impressionou Ellen White a nos alertar quanto à necessidade de vivermos na prática a religião de Isaías 58:
    “A obra especificada nestas palavras [Isaías 58] é a obra que Deus pede que Seu povo faça. É uma obra indicada pelo próprio Deus. À tarefa de reivindicar os mandamentos de Deus e reparar a brecha que foi feita na lei de Deus, devemos acrescentar compaixão à humanidade sofredora. Devemos mostrar supremo amor a Deus, exaltar o Seu memorial, que foi calcado por pés ímpios; e com isto devemos manifestar misericórdia, benevolência e a mais terna piedade pela humanidade caída. “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mat. 19:19. Como um povo precisamos pôr mãos nesta obra. O amor revelado pela humanidade sofredora dá sentido e poder à verdade.”[5].
    8ª) Desenvolva novas áreas de seu cérebro. A psicologia explica que precisamos investir no desenvolvimento de outros lobos cerebrais[6] para termos saúde e menor probabilidade de termos doenças mentais. Isso é feito quando paramos de investir todo o nosso tempo e energia apenas numa área. Por exemplo: ao invés de apenas pesquisar, por que não direcionar a mente também para cuidar de um novo negócio “caseiro”, que traga maior renda à família?
    Crie “novos caminhos” para as sinapses[7] cerebrais, de modo que as informações transitem por toda a sua mente. Aprenda novas coisas, novos hobbies, e leia livros sobre outros assuntos que não sejam apenas os de sua área de atuação.
    9º) Leia pelo menos dois livros de Ellen White. Essa escritora adventista escreveu mais de 100.00 páginas à mão sobre diversos assuntos. Ela escreveu sobre a pessoa de Jesus, educação, família, relacionamentos, administração, doutrinas, história, medicina, psicologia, etc.
    Por isso, aproveite o investimento que a Igreja Adventista fez para que o público brasileiro, por meio da editora Casa Publicadora Brasileira, tivesse acesso aos livros da Sra. White que dizem respeito à área de interesse de cada um.
    Minha vida mudou significativamente para melhor depois que li os dois volumes do Mente, Caráter e Personalidade (verdadeiros tratados, não técnicos, sobre psicologia) e O Desejado de Todas as Nações (fantástica biografia de Jesus).
    Enfim, que nesse novo ano você desfrute de uma vida de qualidade. Que Deus lhe ajude a valorizar as pequenas coisas e lhe ensine a ser feliz em toda e qualquer circunstância.
    E que em 2013 “O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.” (Nm 6:24-26, Almeida, Revista e Atualizada).
    [1] A versão adotada no presente artigo é a Nova Versão Internacional (NVI), salvo sob indicação.
    [2] Filipenses 4:8 nos ensina a respeito. Veja também Provérbios 23:7, primeira parte.
    [3] Se quiser descobrir a sua linguagem de amor e aprender a linguagem daqueles que ama, leia As Cinco Linguagens do Amor, de Gary Chapman (Editora Mundo Cristão).
    [4] Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, vol. 1, p.p. 177, 178.
    [5] Ellen G. White, Beneficência Social, p. 32.
    [6] Lobos são áreas do córtex cerebral (camada externa do cérebro) que apresentam funções específicas. São eles: lobo frontal (nele ocorre o planejamento das ações, movimento e o pensamento abstrato), lobos occipitais (processam os estímulos visuais) lobos temporais (processam os estímulos auditivos) e parietais (possibilitam a percepção de sensações como tato, dor e calor). Para maiores detalhes, leia o artigo de Marcelo Oliveira disponível no site InfoEscola, no link:http://bit.ly/sBmVbj Acessado no dia 23/11/2011.
    [7] Sinapses são as “informações” que passam pelos neurônios, que se comunicam entre si.