terça-feira, julho 24, 2012

Erga-se


 Sabe aquele momento que a gente pensa
 que chegou no limite das próprias forças
 e que não vai mais conseguir avançar?
 Quando não contemos as lágrimas
 (e nem devemos!)
 e tudo parece um grande vazio...

Esse momento que,
não importa a nossa idade,
 pensamos que já é o fim... 
e um desânimo enorme toma conta da gente...

Esse momento, ao contrário do que parece,
 é justamente o ponto de partida!!!

Se chegamos a um estado
 em que não avançamos mais, 
é que devemos
 provavelmente tomar uma outra direção.

Quando chegamos a esse ponto
de tal insatisfação
 é sinal de que alguma coisa
deve ser feita.

Não espere que os outros construam pra você,
 planeje e faça!

 Você é responsável pelos próprios sonhos
 e pela realização destes.

 Nas obras da vida não precisamos
 de arquitetos para planejar por nós.
 Com um pouco de imaginação e um muito
 de boa vontade podemos reconstruir sozinhos
 a casa que vamos morar
 e o futuro que nos oferecemos.

É humano se sentir fragilizado às vezes
 e mesmo necessário para que tenhamos
 consciência que não somos infalíveis,
 não somos super-heróis, mas seria desumano
 parar por aí. E injusto. Para os outros,
mas principalmente para consigo mesmo.

Recomeçar é a palavra!
 Recomeçar cada vez,
 a cada queda,
a cada fim de uma estrada!

Insistir!...
Se alguém te feriu, cure-se!Se te derrubaram, levante-se!Se te odeiam, ame!
Erga-se! Erga a cabeça!Olhando pra baixo só podemos ver os próprios pés.
 É preciso olhar pra frente.Plante uma árvore, faça um gesto gentil, 
tenha um atitude positiva.
 É sempre possível fazer alguma coisa!

Não culpe os outros pelas próprias desilusões,
 pelos próprios fracassos.
 Se somos nossos próprios donos
 para as nossas vitórias, 
por que não seríamos para as nossas derrotas?

Onde errou, não erre mais!
 Onde caiu, não caia mais! 
Se você já passou por determinado caminho,
 deve ter aprendido a evitar certas armadilhas. 

Então, siga!Não se esqueça de uma grande promessa
 feita na Bíblia:

"Esforça-te e Eu te ajudarei."
Dê o primeiro passo... depois caminhe!!!
Tenho certeza que a felicidade
 não mora ao seu lado, nem à sua frente,
 ela está junto de você!

Por Letícia Thompson (Via Bruno Krug - Palestrante Motivacional)

segunda-feira, julho 02, 2012

Não use seus “problemas” como desculpas!


“Não posso passar no vestibular, porque venho de uma família pobre e nunca estudei em boas escolas”.
“Não consigo mudar determinado hábito, porque já sou velho”.
“Não posso fazer muitos planos para a vida, porque tenho depressão”.
Problemas e limitações são constantemente utilizados como desculpas para comportamentos inadequados ou atitudes de fracasso. É interessante pensar que pessoas de sucesso têm problemas e limitações como quaisquer outras, e ainda assim são pessoas de sucesso. Por que isso?
Para início de conversa, problema é aquilo que eu vejo como problema. Nascer em uma família pobre, ser velho, e até ter depressão será um problema de acordo com o olhar que você lança sobre essas situações. Para algumas pessoas, ser magra e alta é problema, enquanto para outras é uma boa oportunidade para tentar uma carreira de modelo. Para alguns, estar desempregado é um problema, para outros é uma ótima oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras. Então, problema é algo muito mais da mente de cada um do que da realidade em si. Arrisco dizer que existem poucos (ou raros) problemas a priori.
Nick Vujicic é um ótimo exemplo do que estou escrevendo até aqui. Sem braços e sem pernas, ele poderia ter mais limitações ou “problemas” que qualquer pessoa que conheço, mas é muito mais bem sucedido que a maior parte das pessoas que já conheci em toda minha vida. Pratica esportes, trabalha, é casado, e motiva pessoas por onde passa, simplesmente porque decidiu não usar seus “problemas”, sua deficiência física, como desculpa.
“Somos responsáveis, em parte, pela nossa própria motivação e ação. Nossos sucessos e fracassos iniciam-se dentro de nós!”. Não é por acaso que essa frase está na página inicial do meu site. De fato, eu acredito nisso e tenho fundamentos teóricos, e exemplos como o de Nick Vujicic, para fortalecer ainda mais a convicção de que nada nem ninguém pode ser usado como desculpa para o meu fracasso.

domingo, julho 01, 2012

A sexualidade das crianças

O que você diz pro seu filho quando ele pergunta: "Como eu nasci?" Os jovens estão tendo contato com a vida sexual cada vez mais cedo, por isso resolvemos abordar a educação sexual no consultório.


As tolices dos tolos


1 – O tolo imagina estar sempre certo. “O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve conselhos” (Provérbios 12:15).
2 – O tolo só se importa consigo próprio. “O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos” (Provérbios 18:2).
3 – O tolo só gosta de provocar desavenças. “É uma honra dar fim a contendas, mas todos os insensatos envolvem-se nelas” (Provérbios 20:3).
4 – O tolo confia plenamente em si mesmo. “Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem ama a sabedoria não corre perigo” (Provérbios 28:26).
5 – O tolo deixa-se levar pela ira. “O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se” (Provérbios 29:11).
6 – As palavras do tolo o prejudicam. “As palavras do sábio lhe trazem benefícios, mas os lábios do insensato o destroem” (Eclesiastes 10:12).
7 – O tolo destrói a si mesmo. “A conversa do tolo é a sua desgraça, e seus lábios são uma armadilha para a sua alma” (Provérbios 18:7).
Textos bíblicos na Nova Versão Internacional
Por Amilton Menezes

Pandemia de gripe aviária pode ocorrer a qualquer momento


O mundo ainda não viu uma forma mortal do vírus da gripe aviária que possa se espalhar facilmente entre humanos e provocar um surto global, mas isso não significa que não vai acontecer, disseram cientistas nesta quinta-feira (21). 

Depois de estudarem quinze anos de dados sobre o vírus da gripe aviária na natureza, os pesquisadores disseram que algumas cepas já estavam a meio caminho de adquirir um punhado de mutações necessárias para se transformar em uma forma que poderia provocar uma devastadora pandemia em humanos. 

"As mutações remanescentes poderiam evoluir em um único hospedeiro humano, fazendo de um vírus que se desenvolve na natureza uma ameaça potencialmente séria", disse a jornalistas Derek Smith, que liderou a pesquisa da Universidade de Cambridge na Grã-Bretanha. 

Atualmente a gripe aviária, ou o H5N1, pode ser transmitido de aves para aves, e de aves para humanos, mas não de humanos para humanos. Quando passa de aves para humanos é geralmente fatal. 

Dois estudos anteriores, de pesquisadores nos Estados Unidos e na Europa, descobriram que com apenas cinco mutações o vírus H5N1 pode se tornar transmissível pelo ar entre mamíferos, potencialmente incluindo a transmissão de pessoa a pessoa. 

O trabalho deles causou controvérsia porque eles manipularam os vírus no laboratório para produzir novas cepas mutantes. 

Até agora os cientistas não estavam certos se essas mesmas mutações poderiam se desenvolver na natureza. 

Mas o pesquisador Colin Russell disse que o estudo que fez com Smith, publicado na quinta-feira no periódico Science, mostrava que era possível. 

"Vírus que têm duas dessas mutações já são comuns em aves, o que significa que há vírus que teriam que obter apenas três mutações adicionais em um humano para se tornar transmissível pelo ar", ele disse a repórteres. 

Até agora, o vírus H5N1, que foi detectado pela primeira vez em Hong Kong em 1997, já infectou dezenas de milhões de patos, gansos, galinhas e outras aves. As pessoas que foram infectadas - até agora houve 606, das quais 357 morreram - o foram, na maior parte, por ter contato próximo com as aves.


Cuidado com o Rrrrrrancoroso!


“Rancor” é uma daquelas palavras que se autodefine. Seus fonemas revelam seu significado.
Pronuncie-a lentamente: “R-r-r-a-a-n-n-c-o-o-r”.
Ela já começa com um rosnar: “R-r-r…” como um urso com mau hálito que sai da hibernação ou um vira-lata sarnento que defende seu osso: “R-r-r…”
Estar perto de uma pessoa rancorosa e acariciar um cachorro que rosna são coisas igualmente desagradáveis.
Você consegue ficar ao lado de pessoas que nutrem rancor? Acha bom ouvi-las cantar suas canções de mágoa? Compartilhar seu pessimismo? Vê-la deixar esvaírem-se suas esperanças? Elas expandem desânimo!
Você não é tolo! Sabe tão bem quanto eu que tudo o que ela expele, é ira. E se ela está cheia de alguma coisa, é de farpas e condenação para todas as pessoas que a magoaram. As pessoas rancorosas e os animais raivosos são muito parecidos. Os dois são irritáveis. Os dois procuram ser violentos. Alguém precisa fazer um lembrete que seja colocado no pescoço da pessoa que tem rancor: “Cuidado com o Rrrrrrancoroso”.
Uma pessoa rancorosa lança lama de si mesma. Não é suficiente acusar: o caráter da outra pessoa precisa ser atacado. Não é suficiente apontar o dedo: é necessário apontar um rifle. Arremessar calúnias. Xingar. Desenhar círculos. Construir muros. E assim se fazem os inimigos…
É assim que você lida com suas feridas?
(Max Lucado)