quarta-feira, março 21, 2012

5 maneiras simples de afastar seu filho da igreja

1 – Diante das menores dificuldades, tais como indisposição, chuva, frio, cansaço, não vá aos cultos. Seu filho vai crescer com a ideia de que frequentar as reuniões não é assim tão necessário.
2 – Quando estiver à mesa ou em reuniões familiares, faça comentários e críticas ao ensino e atitude do pastor e dos líderes; assim seu filho crescerá não tendo respeito por eles e nem dando crédito aos seus ensinos.
3  – Cuide para que seu filho cresça num lar que não seja diferente de qualquer outro; afinal, que valor há em aplicar os princípios da Palavra de Deus a todos os aspectos da vida familiar?
4 – Gaste diante da TV ou computador todo o tempo que passa em casa, ao invés de separar parte dele para leitura da Bíblia e oração. Basta orar na hora das refeições. Com certeza o seu filho aprenderá que, assim como orar e estudar a Palavra de Deus não tem valor para você, não deve ser importante para ele.
5 – Comente à vontade a vida de outro membro da igreja diante de seu filho. Depois, ao se encontrar com ele no templo, apresse-se a cumprimenta-lo com sorrisos. Se mais tarde seu filho pensar que a vida cristã é pura hipocrisia e não desejar seguir o mesmo caminho, não estranhe.
Você poderia acrescentar mais algum item a esta lista?
Por Amilton Menezes

Video – Seria Jesus o Messias

Jesus de Nazaré, como bem sabemos é o messias segundo o entendimento do cristianismo.  Aliás esse movimento surgiu entendendo, que em Jesus cumpriram-se as antigas profecias acerca da vinda de um prometido salvador da humanidade, mas os judeus, o próprio grupo étnico a que pertencera Jesus não o aceitou como sendo o esperado messias, o redentor de Israel hoje o assunto do messianismo é um tema controverso entre os próprios seguidores do judaísmo alguns rabinos interpretam que o Messias será uma pessoa real que está por vir outros como sendo  um novo tempo, uma nova era  e alguns chegam a supor que o messias não passa de uma lenda, um mito.


Fonte: Evidências

Debates? Tô fora!

Tendo em vista a insistência constante por parte de alguns (que, em sua maioria, preferem se esconder por trás do "anonimato"), quero relembrar a minha política de resposta aos "comentários" do blog:

Lembre-se que este não é um FÓRUM de debates, por isso NÃO serão permitidos comentários agressivos, de críticas grosseiras, de ataques pessoais ou polêmicas tolas.

Portanto, os comentários que visem apenas levantar contendas, serão sumariamente RECUSADOS. Se desejar uma resposta para alguma pergunta ou comentário meu, INFORME SEU E-MAIL (Anônimos serão deletados).

Responderei assim que puder...

Não adianta insistir... pois não debato sobre os temas aqui do blog, por uma razão bem simples: DEBATES NÃO LEVAM A NADA... basta ver as dezenas de fóruns e comunidades que existem por ai, onde Adventistas bem intencionados tentam defender sua fé, com argumentos sólidos e fortemente embasados na Bíblia, mas que os "debatedores" nem ao menos lêem, e ficam como "papagaios" repetindo a mesma lenga-lenga de sempre (só no CTRL+C / CTRL+V).

Neste blog eu coloco aquilo que creio como Adventista do 7º Dia. E ponto final!
Os que estiverem realmente desejosos de compreenderem melhor, esclarecer alguma dúvida, fazer questionamentos sinceros, etc., têm amplo espaço e estou sempre disposto a ampliar os temas colocados. Uma prova disto é a grande quantidade de e-mails que recebo, leio e respondo todos os dias, na medida do possível (pois, como sabem, faço este trabalho voluntariamente, e só disponho de pouco tempo livre para isso).

Porém, como deixo bem claro, desconsidero qualquer comentário grosseiro ou polêmico que não contenha a identificação E o e-mail do respectivo autor. Simplesmente DELETO todos, sem ao menos lê-los!

Portanto, caros "apologetas de plantão", não adianta escrever seus extensos discursos filosóficos baseados puramente no "achismo", pois não tenho tempo a perder com eles.

Creio na Bíblia, creio no sábado, creio no ministério profético de Ellen White, creio nos mandamentos, creio na Trindade, creio no sono dos mortos, creio na justificação pela fé, creio na graça abundante, creio que o domingo é o falso dia de guarda, creio no santuário celestial, creio que Jesus é meu Advogado e Sumo-sacerdote neste santuário, creio que Ele retornará em breve de forma visível e espetacular, creio que não existirá um inferno de fogo eterno, creio que a igreja não será arrebatada em secreto, creio que a alimentação proibida por Deus continua imunda diante dEle, creio na manutenção da Obra do Senhor através dos dízimos e ofertas, creio que em 1844 surgiu um movimento profético cujo nascimento foi predito ao profeta Daniel... enfim... creio em tudo que a IASD prega.

Se alguns não crêem, paciência!
Só posso orar para que o Senhor lhes abra o entendimento...

"Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis" (Tito 3:9).

Esse irmão Paulo, um verdadeiro e autêntico ADVENTISTA DO 7º DIA, era mesmo um sábio!

Nota: Faço minhas as palavras do meu amigo Gilson Medeiros.

segunda-feira, março 19, 2012

Atrair Ou Afugentar?

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" (1 Coríntios 15:58).


Um ministro, em seu fim de semana de folga, decidiu visitar uma igreja grande no centro da cidade. Ao passar pelo ministro local, na entrada, ele perguntou: "Como você consegue atrair quinhentas pessoas para sua igreja todas as semanas?" O ministro local respondeu: "É fácil. Eu comecei com 1.000!"

Infelizmente, muitos cristãos têm mais facilidade de afugentar pessoas do que atraí-las para o Senhor Jesus. Suas vidas insignificantes e o desprezo com que lidam com as coisas de Deus acabam influenciando negativamente a todos que os conhecem. Que motivos teriam os seus amigos para abrir o coração para Jesus se o que vêem neles não os motiva a mudar de vida?

Quando o sorriso de nossos lábios e o brilho de nossas atitudes são vistos nos lugares onde frequentamos, muitos se aproximam e procuram saber a razão de nossa felicidade. E quando lhes transmitimos o amor do Senhor, que é percebido claramente em nós, querem ter a mesma experiência e não desejam mais se afastar daquela vida abundante por nós testificada.

Se falamos de Cristo e não demonstramos mudanças, em vez de atrairmos pessoas, é certo que as afugentamos. O que vêem em nós é uma vida vazia e triste, sem o clarão característico de alguém que caminha na luz do Senhor. Quem iria desejar o mesmo? Quem iria aceitar a nossa pregação?

Precisamos estar firmes diante do Senhor. Precisamos viver de tal maneira que as pessoas venham nos procurar mesmo antes de falarmos qualquer palavra. Precisamos glorificar a Deus em todos os momentos de nossas vidas. Precisamos ser bênçãos e não maldição. Precisamos atrair e não afugentar!

Sua vida cristã atrai pessoas ou afugenta-as?


Por Paulo Barbosa

sexta-feira, março 16, 2012

Oração de um robô

- Senhor, obrigado por este dia, tem misericórdia dos meus pecados, me perdoa, te amo Pai! Boa noite, amém!

- Cof, cof…
- Deus?? É o Senhor? O Senhor está ai?
- Sim, como sempre!
- Ah! Que legal!
- Filho, posso te falar uma coisa?
- Claro, Deus! Por favor me diga!
- Quando você vai mudar o script da sua oração?
- Ahnnn? Como assim?
- Querido, até os anjos aqui já sabem “de cór” as suas orações. “Senhor, obrigado por este alimento, santifica-o, amém.” “Senhor, me perdoa pelos pecados, amém.” etc…
- ……
- Filho, eu espero ter um relacionamento contigo. Quero conversar contigo, mas suas orações seguem um script programado. Eu não formei robôs, formei filhos.
- Mas Deus, não sei como falar assim com o Senhor.
- Você conversa com seus amigos sobre várias coisas, conta seus sonhos, planos, histórias e situações cotidianas, porque não falar comigo assim também?
- Mas é diferente né?
- Diferente como filho? Além de Deus eu quero ser seu melhor amigo também. Suas oraç
ões se tornaram palavras jogadas ao ar no momento em que você diz palavras que não saem do seu coração. Isso acontece porque você se acostumou com as orações cotidianas. O perigo disso é se tornar uma pessoa religiosa achando que está me agradando. Você pode falar comigo outras coisas que não sejam pedir e agradecer-me.
- Puxa Pai! É verdade! Não tinha percebido isso! Eu estava orando no “modo automático” por muito tempo mesmo… Quero verdadeiramente ter um relacionamento íntimo de amigo contigo!
- Sim filho! Esse é o tipo de relacionamento que quero ter contigo, verdadeiro e íntimo.
- Amém pai!! Então aproveitando o momento, tenho várias coisas pra te contar…
- Ok Filho! Diga…
Você já falou com seu melhor amigo hoje?

Fonte: Rádio Novo tempo

Google contrata diretora do Pentágono

Google contratou Regina Dugan, a diretora de pesquisa do DARPA, no Departamento de Defesa dos Estados Unidos, para um cargo executivo dentro da companhia de Mountain View, na Califórnia. A informação é do site Business Insider.

Dentro do Pentágono, Dugan participava de pesquisas táticas e não de projetos práticos. Ela também estava sendo investigada pelo escritório de inspeção do próprio Pentágono por dúvidas em relação à cessão de contratos para a RedXDefense, uma companhia de detecção de bombas que ela mesma havia fundado.
O Pentágono, no entanto, afirma que a saída do órgão do governo dos Estados Unidos e a ida para o Google não tem a ver com a investigação. Ainda não está claro com o que Dugan trabalhará no Google, mas tudo indica que será ao lado do cofundador Sergey Brin em projetos de pesquisa a longo prazo.

NOTA: O que só aumentam as suspeitas de que o Google tenha planos cuja ligação com o setor de segurança dos EUA envolvam inclusive a "vigilância" de seus usuários... É o Big Brother espiando a sociedade à serviço da Nova Ordem Mundial...  
Fonte: Minuto Profético

quinta-feira, março 15, 2012

Modéstia cristã no púlpito

Recentemente, recebemos o comentário de uma leitora que perguntava se uma pessoa que usa maquiagem pode ser podada de louvar a Deus no púlpito.
Perguntas desse tipo, que são alvo de enormes polêmicas, precisam de estudo e oração para serem respondidas. Por isso, preferi respondê-la através de um post, e somente após orar e estudar sobre o assunto. Para responder essa pergunta de forma mais clara, levantaremos a seguir alguns pontos importantes para a compreensão do assunto.
1. O que é o louvor e o que é louvar no púlpito?
2. Alguém pode ser “podado” de ministrar algo no púlpito?
3. O que a maquiagem tem a ver com isso?
Primeiramente precisamos entender que louvar a Deus no púlpito é bem diferente de cantar enquanto damos faxina em casa, ou até mesmo cantar entre a congregação. Nas 3 situações – púlpito, casa e congregação – podemos simplesmente cantar, ou podemos louvar. Mas, mesmo assim, existem diferenças importantes nestas 3 situações, que precisam ser consideradas. O louvor a Deus faz parte da adoração, e só é possível adorar a Deus fazendo Sua vontade. Não podemos oferecer nada a Deus que o desagrade e achar que isso é adoração. O assunto da música como adoração é muito sério, e carece estudo específico, o qual poderemos fazer em outros momentos. O fato é que da mesma forma que Deus não aceitou a oferta de Caim (Gênesis 4), Ele não aceita nenhuma forma de adoração contrária à sua vontade.
Além de não aceitar adoração que contrarie Sua divina vontade, Deus espera atitudes e comportamentos diferentes daqueles que se colocam diante de Seu rebanho como ministros ou mensageiros. “Os escritos de Paulo mostram que o ministro do evangelho deve ser um exemplo das verdades que ensina, “não dando… escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado”.” Atos dos Apóstolos, p. 369. “”Olhai por vós”, advertiu o apóstolo a seus irmãos, “e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que Ele resgatou com Seu próprio sangue.” Atos 20:28. Se os ministros do evangelho mantiverem sempre em mente que estão tratando com a aquisição do sangue de Cristo, terão mais profundo senso da importância de seu trabalho. Devem ter cuidado de si e do rebanho. Seu próprio exemplo deve ilustrar e fortalecer suas instruções. Como ensinadores do caminho da vida, não devem dar ocasião de ser blasfemada a verdade. Como representantes de Cristo, devem manter a honra de Seu nome. Mediante devoção, pureza de vida, pia conversação, devem provar-se dignos de sua alta vocação.” Atos dos Apóstolos, p. 394 e 395
Mas alguém pode dizer: “Karyne, uma coisa é ser ministro, outra coisa é cantar no púlpito”. Muitos pensam assim, mas esse é um pensamento equivocado. Qualquer que se coloque diante do povo de Deus para transmitir Sua mensagem – e a música na Igreja deve ser a mensagem de Deus cantada – assume a posição de ministro e mensageiro do Senhor. Para maior entendimento sobre esse assunto, sugiro a leitura do livro “Música: Sua Influência na Vida do Cristão” (Ellen G. White, Casa Publicadora Brasileira).
Aqui, então, já entendemos o primeiro ponto – louvar a Deus no púlpito é algo que deve ser feito seguindo as instruções divinas deixadas a todo aquele que aceita a obra de transmitir a mensagem de Deus às pessoas. Não é só uma participação especial, mas uma forma de adoração e pregação do evangelho.
Vamos pensar um pouco, agora, na segunda pergunta. Alguém pode ser “podado” de ministrar algo no púlpito? Deus é um Deus de ordem, e Ele nos instrui sobre como devemos nos comportar no serviço de adoração em Sua santa casa. No Antigo Testamento, vemos Deus orientando aqueles que foram escolhidos para ministrar o serviço do Santuário sobre como deviam viver e agir diante do serviço de Deus. Conhecemos bem a história de Nadabe e Abiú, que se tornaram grandes exemplos do que não devemos fazer quanto a ministrarmos os serviços sagrados. “E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara.” (Levíticos 10:1). Deus mesmo os “podou” naquele momento. A Bíblia diz que “Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.” (Levíticos 10:2).
Veja quão forte é essa citação: “Foi vosso caráter transformado? Têm as trevas sido trocadas pela luz, o amor ao pecado, pelo amor à pureza e à santidade? Sois convertidos, vós que vos empenhais em ensinar aos outros a verdade? Houve em vós uma mudança completa, radical? Entretecestes a Cristo em vosso caráter? Não precisais ficar na incerteza quanto a esta questão. Tem-se o Sol da Justiça levantado e brilhado em vossa alma? Se assim é, vós o sabeis; e se não sabeis se sois convertidos ou não, nunca pregueis outro sermão do púlpito até que o saibais. Como podeis guiar almas à fonte da vida da qual vós mesmos não bebestes? Sois um fingido, ou sois realmente um filho de Deus? Servis a Deus ou servis aos ídolos? Fostes transformados pelo Espírito de Deus, ou ainda estais mortos em vossas ofensas e pecados?” Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 440.
Vemos então que não podemos chegar diante de Deus, no púlpito, de qualquer forma para transmitirmos uma mensagem às pessoas que estão ali presentes. Precisamos primeiro ser transformados por Deus e Sua mensagem antes de subir ao púlpito para levá-las a outros. Nossa vida pode ser um grande testemunho contra ou a favor daquilo que pregamos. De igual modo nossa aparência pode auxiliar ou prejudicar a transmissão da mensagem de Deus. Daqueles que prestavam serviço no santuário, era exigido preparo. Não lhes era permitido achegar-se de qualquer forma para efetuar o trabalho da Casa de Deus. Não é diferente conosco. Não devemos chegar de qualquer forma para ministrar qualquer tipo de serviço da Casa de Deus.
Jesus condenou a hipocrisia dos fariseus. Ellen White chamou a atenção de muitos ministros e obreiros quanto ao preparo que deveriam ter antes de ministrarem diante do povo de Deus. Para nós, serve a mesma regra. Não devemos chegar de qualquer modo (seja físico ou espiritual) para a realização de um serviço sagrado. E louvar a Deus no púlpito é um serviço sagrado, que deve ser feito com reverência e preparo físico e espiritual.
Continuando dentro dessa segunda questão e partindo para a terceira, a Divisão Sul Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ciente da importância do louvor na adoração, da seriedade com que Deus trata esse assunto, tendo por base as Sagradas Escrituras e o Espírito de Profecia, realizou um voto (voto 2005-116 de 4/5/2005) com orientações em relação à música. Após uma introdução sobre o assunto, o voto apresenta uma relação de requisitos que devem ser observados pelos músicos em seu ministério na Igreja. O sétimo requisito referente ao músico é “Cuida de sua aparência pessoal, refletindo o padrão de modéstia e decência apresentado pela Bíblia.”
Modéstia cristã é um dos princípios que regem a vida daqueles que se dizem seguidores de Cristo. Qualquer cristão deve andar conforme esse princípio, mas de modo especial, aqueles que sobem ao púlpito e se colocam como mensageiros de Deus não devem descuidar. É necessário deixar claro que as normas existentes não têm por objetivo podar as pessoas de participarem dos serviços sagrados, mas sua finalidade é orientá-los sobre como devem agir.
Já discutimos sobre maquiagem em outros momentos aqui. Caso deseje ler a respeito, clique aqui. O fato é que qualquer coisa que seja incoerente com a modéstia cristã não deve estar presente em alguém que suba ao púlpito para ministrar algum serviço. De igual modo, todo restante das orientações divinas sobre a vida do cristão devem ser observados. Como agir então, em relação a uma moça que chega maquiada para cantar, ou com roupa curta, etc..? Com amor!
Para que situações constrangedoras não ocorram, o ideal é que toda orientação seja dada ao músico anteriormente! O ideal seria que tais orientações não precisassem ser dadas, pois conhecedores dos princípios cristãos, temos por obrigação viver de acordo com o que Deus pede (Lucas 17:10). Mas prudência e cuidado com as pessoas nunca é demais! Quando se trata de pessoas, devemos nos lembrar que são importantes para Deus, suas vidas custaram o sangue de Cristo, e nossas ações poderão afetar sua salvação! Tato e amor são necessários para que pessoas não sejam “podadas” mas instruídas sobre como devem se apresentar para ministrarem o louvor. Se não há boa vontade em seguir os princípios, mesmo após orientação, cabe ao responsável pela música prosseguir com novas escolhas para que a Igreja não venha a se escandalizar (Romanos 14:21; I Coríntios 8:13).
Todo princípio divinamente concedido a nós deve ser observado por todo aquele que se diz ser cristão. Por mais que pensemos que “não tem nada a ver”, qualquer coisa que se distancie da vontade de Deus não é adoração, e não deve existir na casa de Deus. A maquiagem pode ser um aspecto bem exposto, a vista de todos, mas além de qualquer coisa que seja claramente exposta, e possa se tornar escândalo ou pedra de tropeço para alguém, o coração deve ser primeiramente examinado, pois, ainda que o homem não saiba o que vai em nosso coração, Deus sonda-nos. Você pode subir ao púlpito para cantar sem maquiagem, mas se no coração houver orgulho, ainda que não escandalize os irmãos, Deus o conhecerá!
Portanto, “Jesus disse aos seus discípulos: É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem” Lucas 17:1. “Examine-se o homem a si mesmo [...]” I Coríntios 11:28.
Fonte: Mulher Adventista

A Calça Boyfriend e a Mulher Adventista

No dia 23 de Novembro de 2009, publicamos um artigo aqui no MulherAdventista, falando sobre o uso da calça pela mulher adventista. Neste artigo, abordamos a questão da modéstia, da saúde e da decência.
Mês passado, vi uma reportagem sobre a calça boyfriend, e lembrei do artigo que acabei de citar. Olhe as imagens a seguir:
A primeira figura é de uma calça grudada ao corpo, marcando as curvas e cada detalhe do corpo da mulher. A imagem de baixo diz respeito à calça boyfriend. Você consegue perceber a diferença no que diz respeito à saúde e decência.
Não quero fazer um artigo em defesa do uso da calça boyfriend. Só quero mostrar de forma prática que é possível usar uma calça comprida, sem expor o corpo, e prejudicar a circulação sanguínea, entre outros problemas que as calças apertadas geram. É certo que é muito difícil hoje trabalhar, por exemplo, sem usar uma calça comprida. Vou dar um exemplo pessoal: eu sou psicóloga e a maior parte dos meus pacientes são homens. Eu sempre atendo meus pacientes com uma calça comprida e uma blusa larguinha e, de preferência, comprida também. Atender de saia é um pouco complicado, mesmo que seja longa, pois quando atendo crianças, uso jogos, e preciso sentar no chão com a criança. Nesse sentido, a calça comprida é uma grande aliada. A questão é: que calça estou usando? Muitas saias são infinitamente mais indecentes e inapropriadas que as calças. É preciso sabedoria e disposição para ouvir as orientações divinas. 
Alguns podem dizer que a calça boyfriend é masculina, e portanto, biblicamente somos orientadas a não usar esse tipo de roupa. Já para exclarecer essa questão. A calça boyfriend é feminina, do contrário, poderíamos simplesmente ir à seção masculina nas lojas de roupas, e comprá-las lá.
Trata-se de uma calça que “saiu do guarda-roupa maculino”, e “sofreu adaptações”, para poder entrar no guarda-roupa feminino. Pelo que percebo, é um dos modelos mais decentes de calça comprida, além de ser confortável.
Fica então a dica!
Fonte: Mulher Adventista

Consumo diário de carne aumenta risco de morte precoce

Um estudo realizado em uma das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de doenças graves - que podem levar à morte precocemente.Foram quase 30 anos acompanhando 120 mil pessoas para chegar a essa conclusão: o consumo de carne vermelha pode aumentar o risco de morte precoce.
O estudo da Universidade de Harvard mostrou que comer uma porção de carne vermelha diariamente eleva a possibilidade de morrer mais cedo em 13% e aumenta o risco de desenvolver doenças do coração, câncer e dois tipos de diabetes.
E a porção que os cientistas consideraram nesse estudo não é grande não. Apenas 85 gramas de carne. Se essa carne for processada, os riscos são ainda maiores. Linguiça, salsicha e hambúrguer podem aumentar a mortalidade prematura em 20%.
A equipe do Jornal Nacional conversou, pela internet, com o coordenador da pesquisa, doutor An Pan. Ele explica que a carne tem gordura saturada, que prejudica as artérias, e que a processada oferece ainda mais risco para a saúde porque possui conservantes como o nitrato de sódio, que pode elevar a pressão do sangue.
Para diminuir esses riscos, os pesquisadores recomendam substituir as porções de carne vermelha por peixe, frango, verduras e legumes ricos em ferro, como feijão, lentilha e espinafre.
“Mas isso não significa que todos nós agora precisamos virar vegetarianos”, diz o pesquisador.
Segundo ele, se o consumo de carne fosse reduzido para pelo menos meia porção ao dia, entre 7% e 9% das mortes de pessoas acompanhadas pelo estudo poderiam ter sido evitadas.
"Diminuir o consumo para duas ou três vezes por semana já seria um bom começo. Eu gosto de um bom churrasco. Mas o importante é conseguirmos ter moderação e comer com qualidade", diz ele.

Fonte - Jornal Nacional

II Crônicas 20:20: “Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis."  
Diário da Profecia

Os piores inimigos

Talvez eles nem saibam que são ou nem mesmo se importam com isso, mas os ex-cristãos (especialmente ex-líderes) acabam sendo os piores inimigos da fé. Eles passam a ideia de que, porque estiveram do lado de cá (nas fileiras dos que creem), têm autoridade para falar sobre a descrença, como se sua descrença fosse regra ou uma experiência universal. Aconteceu algo assim com o ex-missionário evangélico Daniel Everett, cuja entrevista foi publicada nas páginas amarelas da revista Veja da semana passada. Everett diz ter perdido a fé no Brasil, quando estava traduzindo a Bíblia para a língua indígena piraã. Segundo o linguista, um índio piraã lhe perguntou se ele já havia visto Jesus e ele respondeu que, pessoalmente, nunca O havia visto. Então o índio disse que o missionário falava sobre alguém que não conhecia. Foi o suficiente para abalar a fé do ex-pastor, que disse na entrevista: “Para mim, se Jesus existiu mesmo, foi apenas uma pessoa boa, mas não o filho de Deus.”

Everett se esquece de que “pessoas boas” ou, pelo menos, mentalmente sãs, jamais afirmam que são Deus. Jesus fez isso mais de uma vez. Pessoas sábias nunca afirmam que existiram antes de haver mundo. Seriam consideradas loucas. Na verdade, creio que Everett realmente falava de alguém que nunca chegou a conhecer de verdade. Conhecer fatos sobre Jesus e a Bíblia não significa conhecer Jesus – experimentalmente falando. Digo que creio porque não posso afirmar isso. Não conheço Everett pessoalmente. Respeito a opinião dele e sei que muita gente passa por experiência semelhante (de perder a fé) quando a tribulação lhes bate à porta ou se deparam com dúvidas para as quais não estão preparados – seja para responder, seja para aceitar serenamente o mistério. Afinal, no “plano físico” de nossa existência, convivemos com tantos mistérios que não nos impedem de viver, por que não se daria o caso no “plano espiritual” (uso essas expressões sem a conotação que lhes dão os espíritas).

Assim que terminei de ler a entrevista com Everett, enviei um e-mail para a redação da revista Veja e disse-lhes que exatamente na semana seguinte (esta) estaria no Brasil um dos maiores defensores da fé cristã com base em argumentos bastante racionais (basta ler qualquer livro dele para conferir), o doutor em filosofia e em teologia William Lane Craig. Disse para o pessoal daVeja que entrevistá-lo serviria de ótimo contraponto à entrevista com o Everett (e que isso é bom jornalismo). Até agora não recebi qualquer resposta e, sinceramente, duvido que “ouvirão” a sugestão deste humilde blogueiro criacionista. Fiz isso outras vezes, por exemplo, quando a Vejapublicou entrevista com o neoateu Richard “devoto de Darwin” Dawkins e com o filósofo ateu Michel Onfray (notou a tendência da revista?). Nessas ocasiões, sugeri que eles entrevistassem não um criacionista (seria pedir demais), mas, pelo menos, cientistas que defendem o design inteligente, como Michael Behe ou Stephen Meyer. Nada.

Craig (autor, entre outros, do livro Em Guarda) ficará no Brasil por mais algumas semanas, mas acho que Veja deixará passar a oportunidade. Fazer o quê...

(Eu poderia mencionar, também, outros inimigos da fé que mercadejam com a ingenuidade – ou vontade de enriquecer materialmente – alheia; os tais pregadores da prosperidade que transformam cultos em espetáculos macabros e levam multidões para longe do verdadeiro reino de Deus. Mas deixo isso pra lá.)

Michelson Borges

terça-feira, março 13, 2012

Do que é feita a salsicha? (vídeo)

Uma das perguntas mais enigmáticas sobre o que o ser humano consome: do que é feita a salsicha? No vídeo abaixo você vai acompanhar todo o processo que faz deste um dos “alimentos” mais controversos de todos os tempos. Depois de saber como é feita a salsicha, talvez nunca mais você olhe para o cachorro-quente com os mesmos olhos.
Leia as embalagens das salsichas no supermercado!
Vamos analisar, por exemplo, os ingredientes da Salsicha Hotdog 500g, da Perdigão. (você pode verificar no site da empresa.)
Carne mecanicamente separada de avesCarne suína, Água, Carne bovina, Proteína de soja, Sal, Amido, Pimenta, Alho, Regulador de acidez: lactato de sódio (INS325), Aromatizantes: aromas naturais (com pimenta, coentro, noz moscada e antiumectante: dióxido de sílicio (INS551i)) e aroma de fumaça, Estabilizantes: triopolifosfato de sódio (INS451i) e pirofosfato de sódio (INS450i), Conservador: nitrito de sódio (INS250), Realçador de sabor: glutamato monossódico (INS621), Antioxidante: isoascorbato de sódio (INS316), Corantes: ácido carmínico (INS120) e urucum (INS160b). NÃO CONTÉM GLÚTEN.
O último ingrediente destacado, o INS120 (ou corante carmin de cochonilha, ou ácido carmínico) é obtido a patir da trituração de pequenos besouros de origem mexicana. O “caldo” que sobra é um vermelho forte usado por algumas empresas em iogurtes, bolachas, sorvetes e outros alimentos para realçar a cor. Fique ligado!
Há alternativas
Procure salsichas vegetais, veganas. São muito mais limpas e saudáveis. Você pode continuar com o seu cachorro-quente sem comer esse lixo que é a salsicha tradicional.
Fonte: Sétimo Dia

A guarda do sábado e a liberdade religiosa

O programa Via Legal exibido no Brasil pelos canais TV Cultura, TV Brasil e TV Justiça, preparou uma matéria sobre os guardadores do sábado e os desafios que estudantes e profissionais do mercado enfrentam para realizarem seus objetivos. A linguagem usada na matéria, embora sendo profissional, não ficou livre da influência cultural existente em um país "católico", onde as pessoas são levadas a crer que toda doutrina religiosa é uma "imposição da igreja". Na verdade, quem já se libertou do pensamento católico sabe que a doutrina religiosa, no caso em questão a guarda do sábado, é uma questão de fé entre Deus e o crente, que envolve uma escolha pessoal, uma resposta de amor ao plano de Deus revelado nas Escrituras. A igreja não "obriga" ninguém a guardar o sábado. Quem aceita essa doutrina o faz por decisão pessoal. Feita essa ressalva, a matéria pode ser assistida aqui:

Fonte: Minuto Profético

segunda-feira, março 12, 2012

Ser humano veio de um verme (gostou da sua origem?)

Paleontólogos britânicos e canadenses rastrearam as origens dos seres humanos e outros vertebrados a partir do estudo do fóssil de um verme que nadava nos oceanos há 500 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista], segundo um estudo publicado na última segunda-feira (5). Uma nova análise de fósseis encontrados nas Montanhas Rochosas do Canadá, na jazida conhecida como Xisto de Burgess, na província de British Columbia (oeste), determinou que o extinto Pikaia gracilens é o membro conhecido mais primitivo da família dos cordados, que inclui peixes, anfíbios, aves, répteis e mamíferos. A pesquisa, publicada na revista britânica Biological Reviews, identificou uma notocorda (estrutura primitiva) que se tornaria parte da coluna vertebral dos vertebrados, assim como tecidos musculares chamados miômeros em 114 espécimes fósseis dessa criatura. Também encontraram um sistema vascular.

“A descoberta de miômeros é a prova irrefutável que vínhamos buscando há muito tempo”, disse o autor principal do estudo, Simon Conway Morris, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. “Agora, com miômeros, um cordão nervoso, uma notocorda e um sistema vascular, todos identificados, esse estudo situa claramente Pikaia como o cordado mais primitivo do planeta”, afirmou Morris. “Assim, da próxima vez que pusermos uma foto de família sobre a chaminé, lá no gundo estará o Pikaia”, acrescentou.

Os primeiros exemplares de Pikaia gracilens foram coletados pelos exploradores pioneiros do Xisto de Burgess em 1911. No entanto, os cientistas passaram por alto pelos espécimes, considerados um antepassado das minhocas e das enguias. Só na década de 1970, Morris sugeriu que esse animal com cinco centímetros de comprimento, chato dos lados, e um pouco parecido com as enguias, que provavelmente nadavam movimentando o corpo com curvas dos dois lados, poderia ser o membro mais antigo conhecido da família dos cordados.

Um espécime de Pikaia gracilens está em exibição no Museu Real de Ontário (ROM), e uma exposição maior no sítio de Burgess será organizada.

(UOL)

Nota: Note a “lógica”: o verme tem notocorda, tecidos musculares e sistema vascular. O ser humano também tem. Logo, segue-se que o verme Pikaia é nosso ancestral. Esse verme, dotado de toda essa complexidade (sem contar o fato sempre convenientemente “esquecido” de que ele já possuía muitos milhões de células com toda a complexidade que lhes é peculiar), já nadava nos oceanos da Terra há 500 milhões de anos? Os supostos milhões de anos anteriores a isso seriam suficientes para trazer à existência um ser capaz de se locomover, reproduzir, metabolizar, etc., etc., etc.? Não basta chamar o ser vivo de primitivo, tentando, com isso, induzir o leitor à ideia de que seres primitivos teriam dado origem a seres mais complexos (como se o surgimento de novos planos corporais e órgãos funcionais não dependesse demuita informação nova complexa e específica). Na verdade, uma única célula é dotada de complexidade tal que sua existência beira ao milagre. Outra coisa: dizer que a notocorda “se tornaria parte da coluna vertebral” é uma inferência baseada na premissa evolucionista adotada a priori e não resultado de observação científica, já que nem haveria tempo para esse tipo de observação, caso essa macroevolução fosse um fato. Só para lembrar, seres vivos como a lampreia ainda vivem (bem) com suas notocordas.[MB]

Fonte: Criacionismo

"Aliança Dominical Europeia" - iniciativa de promoção do domingo sem trabalho

European Sunday Alliance (Aliança Dominical Europeia) é uma rede europeia de alianças dominicais, sindicatos, organizações da sociedade civil e comunidades religiosas, cujo objetivo é criar consciência para uma mais eficaz e produtiva regulação dos tempos de trabalho, visando em particular a promoção de um descanso generalizado e comum ao domingo.

Recentemente, no dia 4 de março, esta organização e seus membros levaram a efeito uma série de ações em várias países, tentando promover este dia como "Dia Europeu do Domingo sem Trabalho". Estas iniciativas incluíram ações públicas, cartazes e posters de divulgação e propaganda na rua, imprensa e internet.

Veja de seguida algumas dessas iniciativas.

1. Excerto de apresentação no website da organização. Na parte a vermelho, na coluna do meio, lê-se: "[a Aliança] compromete-se a salvaguardar e promover o domingo sem trabalho..."; na coluna da direita, lê-se: "[a Aliança] apela aos governos e estados membros [da União Europeia] a assumirem as suas responsabilidades para melhorarem, implementarem e aplicarem legislação..."


2. Na Áustria, dois montanhistas subiram ao topo de um monte onde colocaram uma cruz e mostraram um cartaz onde se lê: "Aliança para um Domingo Livre".


3. Em Itália, várias uniões sindicais uniram-se à campanha, tendo como mote "O domingo não tem preço".


4. Em Espanha, uma organização de trabalhadores católicos promoveu a campanha dizendo que várias entidades cristãs se uniram para esta campanha.


5. Essas entidades emitiram um comunicado conjunto. O terceiro ponto refere: "Mais do que qualquer outro dia da semana, o domingo festivo permite o desenvolvimento espiritual".


6. Na Polónia, um cartaz tem como inscrição central: "Não faça compras ao domingo".


7. Um outro cartaz com a mesma inscrição, inclui também uma criança que vê a sua mãe na TV a trabalhar e diz num sentido de lamentação: "Hoje é domingo e a mamã está a trabalhar".


8. Na Hungria, uma cartaz escrito em inglês diz: "Parem o trabalho ao domingo".


9. Em França, uma cartaz apresenta um carrinho de compras por baixo da inscrição: "Trabalho ao domingo - não empurrar".


10. Um outro cartaz também faz apelo aos valores familiares. Por baixo da pergunta "Abertura das lojas ao domingo?", uma criança com o bolo de aniversário à frente vê os pais saírem e pergunta: "Onde vocês vão?", ao que os pais respondem: "Trabalhar!".


11. Um excerto do manifesto divulgado em França, inclui algumas ações que se pretendem tomar. A quinta medida na coluna da esquerda diz: "uma carta aberta ao Presidente da República e aos parlamentares".

12. Finalmente, veja neste vídeo divulgado, de novo em França, como se destacam os papéis dos sete dias da semana: tudo igual de segunda a Sábado, somente o domingo é diferente.