terça-feira, julho 21, 2009

Na Mira da Verdade

Alguns assuntos deste programa:
Isaías 65:20. Haverá morte na Nova Terra?
Os Extra-terrestres existem?
Somente os 144 mil serão salvos?Em que estado seremos ressuscitados?
Quanto esteve na Terra, Jesus era homem ou Deus?Constantino e a Bíblia
Uma mulher que vive com um homem há 10 anos ainda é considerado adultério?
Natureza metafísica do homem
A Trindade existe na Bíblia? I João 5:7
Deus criou os vírus e as bactérias?




"As Revelações do Apocalipse"

Pastor Alejandro Bullón é peruano de nascimento e brasileiro de coração. Viaja pelo mundo, dirigindo cruzadas evangelísticas em igrejas, ginásios e estádios. É autor de 17 livros, alguns publicados em espanhol, inglês, português, francês e russo. É membro da União Brasileira de Escritores. Também é autor de centenas de artigos e colunas para jornais e revistas. Muito conhecido por ter sido apresentador do programa de televisão em português “Está Escrito”. É ouvido em mais de 200 emissoras de rádio e é visto na internet. Casado por 40 anos com Sara Orfilia, pai de José, Rubén, Samuel e Moacyr e avô de 5 netos.Nesta série "As
Revelações do Apocalipse", ele trata dos principais temas relacionados ao Livro do Apocalipse, em vinte e quatro lições imprescindíveis ao desenvolvimento da jornada cristã.

quarta-feira, julho 15, 2009

Dom de Línguas

Atendendo ao pedido de um amigo, estou colocando hoje um resumo sobre o estudo referente ao DOM DE LÍNGUAS.
Uma análise mais aprofundada sobre a "evidência" do batismo com o Espírito Santo deixa claro que não há UM SINAL específico, único, que simbolize tal batismo.
O grande e verdadeiro SINAL é a vida transformada (cf. Gál. 5:22-23).
Relatos de recebimento do Espírito Santo, sem a menção de que falaram em línguas
Há 9 passagens no livro de Atos que tratam sobre pessoas “cheias” do Espírito Santo, mas nenhuma delas fala do dom de línguas:
4:8 - Pedro perante o Sinédrio
4:31 - Igreja em oração pela libertação de Pedro
6:3 - Escolha dos diáconos
6:5 - Descrição de Estêvão
7:55 - Estêvão perante os líderes judaicos
9:17 - Imposição de mãos sobre Paulo
11:24- Descrição de Barnabé
13.9 - Paulo perante Elimas
13:52- Relato sobre os discípulos
O sinal do batismo no Espírito Santo
No Novo Testamento, a evidência do recebimento do Espírito não reside no fenômeno extático exterior, passível de enganosa imitação, mas na conversão do homem a Jesus Cristo, com seus respectivos frutos (Gálatas 5:22-26).
Quando ocorreu o dom de línguas no NT ele era como um sinal dentre outros. Este dom não veio como conseqüência de uma busca determinada, mas como surpresa (Atos 10:45). O dom não era esperado, exigido nem procurado, como fazem os pentecostais hoje.
Nosso máximo exemplo – Jesus – em nenhum momento do Seu ministério falou em “línguas estranhas” para provar que era cheio do Espírito.
O verdadeiro “sinal” da plenitude do Espírito na vida do crente é:
Atos 2:42-47; 4:32-37 - Desprendimento, amor, comunhão, zelo pela obra do Senhor.
Romanos 5:5-6 - Amor a Deus e a Seus filhos
1João 5:2-3 - Obediência
O DOM DE LÍNGUAS E SUA NATUREZA
ATOS 2O
Espírito Santo foi derramado no Pentecoste, e não antes, porque o ministério do Espírito não havia ainda sido iniciado (João 7:39; Atos 2:33). O ministério do Espírito só iniciou após a glorificação de Jesus como Vencedor sobre a morte.
Pedro estava naquela ocasião em um momento especial para a disseminação do Evangelho. Estavam em Jerusalém milhares de judeus vindos de diversas partes do mundo (v. 5), e aquela seria a ocasião propicia para falar de Jesus para eles. Mas como isso ocorreria, uma vez que eles falavam diferentes idiomas (vv. 6-11)?
Deus, então, dotou o apóstolo da capacidade sobrenatural de pregar o evangelho de uma maneira que todos os diferentes grupos linguísticos compreendessem e pudessem aceitar a mensagem. E foi o que aconteceu.
Pedro pregou e cada pessoa ali presente o ouviu falar em sua própria língua, ou seja, o dom concedido em Atos 2 não foi uma “língua estranha” ou “língua dos anjos”, incompreensível. Mas foi, sim, a capacidade de falar no idioma da pessoa que estava necessitando da mensagem de salvação. E qual foi o resultado? Veja no verso 41.
ATOS 10
Deus já havia concedido a Pedro uma revelação sobre o preconceito religioso que ainda estava presente no coração dos judeus, inclusive dele próprio (Atos 10:9-16, 28).
Após receber a visita de pessoas enviadas por Cornélio, Pedro vai ter com ele, porém leva “alguns irmãos”, para servirem de testemunha da conversão do militar gentio (v. 23).Ao chegarem lá, Pedro compreende o significado da visão sobre o lençol, pois ele percebeu que a mensagem do evangelho deveria alcançar todas as pessoas, de todas as nações, independentemente de raças (vv. 28 e 34).
Após Pedro pregar sobre Jesus e confirmar a conversão do centurião, o Espírito desce sobre os que ouviam o apóstolo, deixando os discípulos judeus “admirados” (v. 44-45), pois viam Cornélio e outros falando em línguas, “engrandecendo a Deus” (v. 46). Imediatamente eles reconheceram que ali estavam pessoas féis a Deus, e concluíram a festa com o batismo de Cornélio nas águas.
O dom de línguas aqui serviu para quebrar o preconceito que os judeus tinham sobre a aceitação de gentios no Reino de Deus. Tanto é assim, que a Igreja da Judéia ficou querendo mais informações sobre o ocorrido (Atos 11:1-18), e Pedro teve a oportunidade de testemunhar do que ele havia visto com seus próprios olhos.
Como militar romano, Cornélio também poderia usar o dom de falar em outros idiomas para difundir a mensagem do evangelho em suas viagens pelo Império.
ATOS 19
Paulo faz um breve questionamento aos discípulos que encontrou em Éfeso, e percebe que eles receberam um batismo “pobre”, pois não possuíam nenhum conhecimento sobre o Espírito Santo (Atos 19:1-3).
Paulo os orienta, acrescentando o ensino verdadeiro sobre a salvação em Jesus Cristo, e eles recebem o batismo no Espírito Santo, com a manifestação do dom de falar em línguas (v. 6).
Assim como no caso de Cornélio, o dom serviu para ajudar aqueles discípulos a pregarem o Evangelho naquela cidade, conhecida pela importância do seu porto, e pela grande passagem de pessoas de todas as regiões, e de outras nações também.
“Foram então batizados em nome de Jesus; e impondo-lhes Paulo as mãos, receberam também o batismo no Espírito Santo que os capacitou a falar as línguas de outras nações, e a profetizarem”. - Atos dos Apóstolos, p. 283.
1 CORÍNTIOS 14
Em Coríntios, a língua não era “estranha”, mas um dom legítimo que precisava ser orientado.
O que é um dom espiritual? - Capacitação natural, dada por Deus aos salvos, para um objetivo útil da Igreja.O que é um talento? - Capacitação natural, recebida por herança ou adquirida por treinamento, podendo ser usado dentro ou fora da Igreja.
Os dons SEMPRE são concedidos pelo Espírito com um fim “proveitoso” para a Igreja (1Co 12:7; 1Co 14:12, 19). Portanto, o objetivo principal da concessão do dom é EDIFICAR, INSTRUIR e ORIENTAR a Igreja de Deus (Efésios 4:11-13).
No caso do dom de línguas, a condição para que ele seja útil é que possa ser COMPREENDIDO (1Co 14:6-11). Para a evangelização e edificação é necessário que os “sons” sejam compreensíveis. Isso deixa totalmente de fora as "línguas estranhas" que vemos nos movimentos pentecostais e carismáticos da atualidade.
Como é dito que, embora o que fala em línguas não seja entendido por ninguém, mas é dito que o que fala em outra língua se edifica a si mesmo, e que só pode haver edificação se houver entendimento, conclui-se que o que fala em línguas, fala uma língua estrangeira, porque os que falam as “línguas estranhas” atuais dizem sempre que não sabem o que estão falando. Já que o que fala se edifica (1Co 14:1-4), e portanto entende o que fala, então ele certamente fala em um idioma estrangeiro.
O que ocorre em 1Co 14 é o mesmo dom de Atos 2. O que estava havendo de errado era a desordem com que acontecia o dom, e a irreverência que isto causava ao culto. Por isso Paulo orienta a organização do dom (vv. 26-33, 39-40).
Os pentecostais dizem que o dom de línguas é uma “prova” perante a igreja de que determinado irmão foi “batizado” com o Espírito Santo. Neste caso, o dom seria um sinal para os crentes, o que está totalmente em desarmonia com o que Paulo afirma no verso 22.
Paulo também estava interessado em desvincular o culto cristão com o culto à deusa Cibele, que era realizado em Corinto, e que era caracterizado por grandes demonstrações de êxtase e transes.
ESTUDO DO TERMO GREGO USADO PARA “LÍNGUAS”
O estudo de uma palavra no seu original bíblico pode nos ajudar a esclarecer algumas dúvidas. A palavra grega utilizada para “línguas” é GLOSSA (de onde vem glossário, glossolalia, etc.). Em inúmeras passagens do Novo Testamento, esta palavra (ou suas variações) SEMPRE está vinculada ao idioma falado pelas pessoas e nações.
Vejamos alguns dos versículos onde esta palavra ocorre:
Lucas 1:64; Atos 10:46; 1Ped. 3:10; Atos 2:26; Atos 19:6; Apoc. 13:7; Rom. 14:11; Rom. 3:13; Apoc. 14:6; 16:10; Filip. 2:11; 1Cor. 12:10, 28, 30; 1Jo 3:18; Tiago 3:5-6; 1Cor. 13:1; Marcos 7:33, 35; Atos 2:3-4; 1Cor. 14:5-6; 1Cor. 14:9; 1Cor. 13:8; 1Cor. 14:18, 23, 39; Apoc. 5:9; 1Cor. 14:22; Apoc. 10:11; Apoc. 7:9; 11:9; Apoc. 17:15; Lucas 16:24; Atos 2:4, 11; Marcos 16:17; 1Cor. 14:2, 4, 13-14, 19, 26-27; Tiago 1:26; 3:8.
Observe, especialmente, os que estão em destaque.
Não restam dúvidas, CONFORME O TEXTO BÍBLICO, de que o dom de línguas é uma manifestação sobrenatural para o crente falar em OUTRO IDIOMA ESTRANGEIRO, diferente do seu, para o qual ele não teve qualquer treinamento, com o ÚNICO objetivo de fazer avançar a pregação do evangelho, levando a Igreja de Deus a ser edificada e reconhecida.
Portanto, o dom bíblico não tem NADA parecido com as manifestações emocionais e confusas que são observadas nas Igrejas Pentecostais de nossos dias.
Para quem deseja se aprofundar no assunto, sugiro a leitura do excelente livro do prof. Vanderlei Dorneles, Cristãos em busca do êxtase, publicado pela editora do UNASP. Clique aqui.
Os Adventistas crêem na existência de TODOS os dons espirituais mencionados nas Escrituras, e crêem que o Espírito Santo nos dotará deles, na medida em que sua necessidade seja manifesta.
Prof. Gilson Medeiros
Para ficar ainda mais claro veja este vídeo sobre o Dom de Línguas, apresentado pelo Pr. Roberto Motta.

Vaticano elogia novo 'Harry Potter'

O Vaticano elogiou o último filme de Harry Potter nesta segunda-feira (13), afirmando que "O enigma do príncipe" torna claro o antigo embate do bem contra o mal.
O jornal "L'Osservatore Romano" deu duas estrelas para o filme, inclusive para a forma como ele retrata o amor entre adolescentes. Para o crítico, o sexto da série atinge o "equilíbrio correto" e torna os personagens mais críveis para o público em geral.
A publicação afirma que o filme, que estreia mundialmente nesta quarta-feira, é a melhor adaptação até agora da série de J.K. Rowling sobre um jovem bruxo e seus colegas na escola de magia de Hogwarts em luta contra o inimigo de Harry, Voldemort.
Mesmo criticando Rowling por omitir qualquer "referência à trascendêcia" explícita em seus livros, o "L'Osservatore" argumenta que o longa mais recente esclarece que o bem deve prevalecer sobre o mal "e que às vezes isso requer custos e sacrifícios".
Os elogios do Vaticano surgem após as duras críticas sobre a série feitas por um padre conservador austríaco, Gerhard Maria Wagner, que classificou os romances de Harry Potter como satanismo.
Fonte: G1 notícias

segunda-feira, julho 13, 2009

Harry Potter promove satanismo entre crianças

Esta é a coisa mais maligna em que eu tenho deitado os meus olhos e ninguém parece entender o quanto tudo isso é amedrontador. Os livros de Harry Potter estão na lista dos numero 1 mais vendidos nos USA hoje. Dê uma olhada na listas das livrarias americanas e suas vitrines. Vá até o AMAZON.com e leia a seção de opinião dos leitores. Ouça palestras de educadores e até mesmo educadores cristãos sobre como é maravilhoso ver a juventude vorazmente abraçando a experiência da leitura. Harry Potter é a criação de uma professora do Reino Unido que promove a feitiçaria e o satanismo.
Harry é um feiticeiro de 13 anos de idade, que blasfema abertamente contra Deus e contra Jesus, promovendo a feitiçaria seguida de vingança contra qualquer um daqueles que o desaponte. O livro lha dá exemplos de como fazer rituais com palavras de magia e invocação de poderes demoníacos, e vem até mesmo com a bibliografia completa das obras citadas,em anexo.

Isto é uma porta aberta para as crianças entrarem no lado mais escuro e demoníaco do mal. O problema é que os pais não tem feito uma revisão do tipo de material que seus filhos estão lendo, e na verdade, se olharem somente o título do livro, parece realmente ser sem nenhuma ofensa... Harry Potter ... mas é onde toda a inocência acaba.
Deixe-me lhes dar algumas declarações de leitores já influenciados:
"Os livros de Harry Potter são o máximo, porque me ensinam sobra magia e como você pode usar isso para controlar as pessoas e ter vingança sobre seus inimigos. Eu quero aprender 'A Praga dos Cruciatos' para fazer sofrer a minha professora de Ciências, por ter me dado uma nota baixa"- disse Craig Nowell, um garoto de 10 anos recém- convertido à "NOVA ORDEM SATÂNICA DO CÍRCULO NEGRO", em Hartland, Wisconsing.
Veja o que disse uma garota de apenas 6 anos quando foi indagada a respeito do seu personagem favorito:
"Harmonie é minha preferida porque ela é esperta e tem um gatinho. Jesus morreu porque ele era um fraco e um estúpido", disse Jéssica Lehman, da Carolina do Sul.


E aqui está a declaração de Ashley, de 9 anos de idade, típica média deidade dos leitores de Harry Potter:
"Eu acreditava no que eles me ensinavam na escola dominical da igreja. Mas os livros de Harry Potter me mostraram que a magia é real, é algo que eu posso aprender a usar agora, e que a Bíblia não é nada, mas apenas um livro de mentiras chatas". E então mostrou como invocar "CEREBEUS" com palavras de magias engraçadas dol livro, que é um cão de caça de três cabeças do inferno...

Isto prendeu a sua atenção? Se não, que tal a declaração de um auto-sacerdote da Primeira Igreja de Satanás e Salém, Massachusets: "Harry é um enviado dos deuses para a nossa causa. Uma organização como a nossa prospera com esse sangue novo e nós temos tido mais pessoas se juntando a nós nestes dias do que podemos lidar, e é claro, a maioria delas é muito jovem e ainda são vírgens, o que para nós é realmente muito suculento!"
Em 1995 as pessoas que buscavam abertamente a adoração a Satanás estava em torno de 100.000. Este número tem crescido em torno de 14.000.000 aqui nos USA, o que na maioria são crianças e adultos jovens.
Isto tem me feito passar mal fisicamente! Mas acho que posso oferecer uma explicação para essas coisas que estão acontecendo. As crianças tem sido bombardeadas com todo o tipo de ação, aventura, suspense e terror na tv e no cinema que nada mais do que Hollywood possa produzir não lhes dará o "poder máximo"... os pais tem negligenciado o que os filhos estão lendo e o que estão fazendo e simplesmente se sentem satisfeitos "porque o nosso pequeno Johnnie está tão interessado na leitura..." e os educadores norte-americanos estão empurrando esses lixos aos nossos filhos sem nenhuma advertência dos conteúdos ou dos efeitos nas suas mentes e vidas.
E finalmente a declaração da própria autora J.K.Rowling, quando foi indagada sobre a oposição dos cristãos aos seus livros:
"Eu acho que é absolutamente vergonhoso protestar contra livros infantis e alegar que eles estão ludibriando e levando as crianças para Satanás", disse Rowling a um repórter do London Times em 17/07 deste ano numa entrevista."As pessoas deveriam ser gratas a eles por isso! Estes livros levam as crianças a entender que o fraco e idiota Filho de Deus não passa de uma brincadeira vivente e que será humilhado quando a chuva de fogo realmente começar a cair, enquanto isso, nós, os servos fiéis do Senhor das Trevas vamos rir e celebrar com danças a nossa vitória".
Meu desejo é que vocês se tornem envolvidos em enviar este artigo para as pessoas, sobre esse lixo. Esta autora, até agora, já publicou 4 livros em menos de dois anos, dessa "Enciclopédia de Satanismo" e certamente irá escrever mais!
Você precisa tomar uma atitude agora. Jogue fora todos os livros da série Harry Potter imediatamente. O simples fato de tê-los em casa dá a Satanás a "autoridade legal" de vir e afligir você, sua família, seus filhos e o relacionamento dentro do lar. Se seus filhos estão lendo entusiasticamente os livros da série Harry Potter, você precisa rededicá-los ao Senhor Jesus Cristo, exortando-os também a fazerem o mesmo em seus corações. Acima de tudo, precisa rededicar toda sua família a Jesus Cristo, pedindo que Deus coloque um escudo de proteção em volta do seu lar todos os dias. Peça também as orações da igreja sobre o assunto.
Leia também: "Harry Potter nas escolas públicas" , "'Harry Potter' é ateu"
e "Harry Potter cada vez mais sombrio"

Papa propõe que a ONU comande a Nova Ordem Mundial

O papa Bento XVI apresentou, nesta terça-feira (7), a terceira encíclica de seu pontificado, “Caritas in veritate” (Caridade na verdade), a primeira a tratar de temas sociais, ditando “a reforma da arquitetura econômica e financeira internacional” depois da crise americana que atingiu os cinco continentes. Apesar do cunho político, o pontífice se recusou a classificar o documento como um texto “feito especificamente para a crise”.
Trata-se, segundo ele, de uma encíclica destinada a promover “o desenvolvimento humano integral”. Na opinião do papa, a resposta da comunidade internacional à crise passa pela criação de uma “verdadeira autoridade política mundial”, que poderia ser as Nações Unidas (ONU). A proposta de Bento XVI propõe a globalização em novos termos, tendo a ONU com uma “autoridade mundial”, um “degrau superior de organização em escala internacional” [grifo nosso].
Para, além de “governar a economia mundial, sanear as economias atingidas pela crise” e “prevenir o seu agravamento e maiores desequilíbrios”. O novo mecanismo proposto pelo Vaticano trataria também de “proceder a um desejável desarmamento integral, alcançar a segurança alimentar, assegurar a proteção do ambiente e regular os fluxos migratórios”, tendo como “princípio a solidariedade”.
O papa entende que a globalização em si “não é boa nem má” e defende que os indivíduos passem da condição de “vítimas” ao papel de “protagonistas” na correção de disfunções graves, que provocam “divisões entre os povos e no interior dos mesmos”.
Aos Estados o papa pede “uma ética que promova a “dignidade inviolável da pessoa humana e também o valor transcendente das normas morais naturais” [grifo nosso].Uma ética econômica sem estes dois pilares, segundo Bento XVI, “arrisca-se inevitavelmente a perder o seu cunho específico e aparecer em função dos sistemas econômico-financeiros existentes, em vez de servir de correção às disfunções dos mesmos”.
Partindo do diagnóstico de uma “ligação estreita entre a pobreza e o desemprego”, Bento XVI pronuncia-se contra a degradação do “nível de proteção dos direitos dos trabalhadores”, a começar pelo “direito a um salário justo”.
As estruturas sindicais, argumenta o papa, “foram sempre encorajadas pela Igreja”. A encíclica “Caritas in veritate” retoma também a condenação do aborto e da eutanásia, a par da defesa do “casamento entre um homem e uma mulher” enquanto “célula primeira e vital da sociedade”.
E conclui: “Considerar o aumento da população como a causa primeira do subdesenvolvimento é incorreto, mesmo do ponto de vista econômico”. O documento foi divulgado um dia antes de os líderes do Grupo dos Oito (G-8, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia) se reunirem em L’Aquila, Itália, para coordenar os esforços para lidar com a crise global.
Fonte: O Diário do Norte do Paraná.
Nota Minuto Profético: O documento publicado pelo Vaticano tem por objetivo último estabelecer uma autoridade mundial única, tendo a ONU como fachada e o Vaticano e outros grupos de interesse político mundiais por trás dos bastidores. Outra sugestão profética no texto é a referência às "normas morais naturais", em outras palavras, os Dez Mandamentos conforme entendidos pela Igreja Católica (aí incluída a guarda do domingo em lugar do sábado bíblico). Logo, a solução para os problemas do mundo, segundo o bispo de Roma, é uma autoridade mundial promover a guarda do domingo ao redor do mundo. Nada mais profético, portanto (Veja Ap 13:15-17).

Mensagem ecumênica no funeral de Michael Jackson

Ainda ontem, o mundo idolatrava um vivo; hoje, foi a vez de um morto: Michael Jackson, no seu funeral.
Veja este vídeo da música 'We Are The World', cantada durante o serviço fúnebre do cantor americano. Repare no ecran ao fundo, por detrás dos cantores, o "culto ecuménico" que ali foi transmitido aos espetadores, que incluiu uma mistura de sagrado e profano, e até mesmo símbolos ligados à Nova Era.

Uma breve nota adicional: segundo consegui apurar, os pais de Michael Jackson pertencem às Testemunhas de Jeová. Consta-se que a mãe é uma fiel devota. Quanto ao cantor, crê-se que se tenha mantido fiel à educação religiosa que recebeu, embora corram algumas informações, não sei se suficientemente credíveis, da sua conversão aos islamismo.

Fonte - O Tempo Final

Nota DDP: Este componente importante dos últimos dias tende a ser utilizado com mais frequência na busca deste intento de "unificação". A mídia no geral e a música no particular é um instrumento poderoso que certamente faz parte do contexto do fim. Para entender um pouco mais sobre como isso se estabelece, clique aqui.

sexta-feira, julho 10, 2009

Somos salvos pela Lei ou pela Graça?

Você não pode deixar de ver este lindo sermão do Pastor Luis Gonçalves. Ele esclarece uma dúvida que muita gente tem, somos salvos pela lei ou pela graça? Será que devemos obedecer a lei afinal de contas?











terça-feira, julho 07, 2009

Como vivem os mortos

No rádio, tocava “Oceano”, de Djavan. Maurício viajava de São Paulo a Santos, e acabava de entrar no primeiro túnel da Rodovia dos Imigrantes. Foi quando sentiu um calafrio e ouviu:
- Ai! Gosto tanto desta música!
- Tia, o que a senhora está fazendo aqui? – disse Maurício, reconhecendo a voz.
- Ué?! Estou indo para a praia! – respondeu a tia, com naturalidade.
- Mas a senhora não pode! Está morta faz uma semana!
[1]
Tente acertar. De onde este texto foi extraído?
a) ( ) De um livro de auto-ajuda;
b) ( ) De um livro de Chico Xavier;
c) ( ) De uma revista que trata de assuntos científicos;
d) ( ) Da “Revista dos Espíritos”.
Se você assinalou a alternativa “c”, acertou!
O assunto da vida após a morte não é novidade, certo? Hoje em dia, ele é tão explorado que virou tema de novelas, filmes, jornais, conversas em bares e, por que não dizer, revistas com conteúdo “científico”? Existe um verdadeiro mutirão para tentar provar que existe algo dentro do ser humano que continua vivo quando ele morre. Aliás, isso é aceito por quase todas as pessoas, pois a maior parte das religiões, de uma maneira ou de outra, crê na existência da vida além do túmulo.
O Que é Morrer?
Segundo o dicionário Aurélio, “morrer” é “perder a vida; perecer”; e “perecer” é “deixar de existir; ter fim”. Curiosamente, para o Aurélio, morte é o fim da vida, é o desintegrar do corpo, o contrário da criação e da formação da vida. O interessante é que o primeiro passo nos leva ao segundo, ou seja, se a morte é o contrário da formação da vida, o certo é buscarmos na Bíblia o relato de como o homem foi formado. O que as Escrituras dizem sobre o assunto?
Está escrito que “formou o Senhor Deus o homem do PÓ DA TERRA, e soprou em suas narinas o FÔLEGO DE VIDA e o homem passou a ser ALMA VIVENTE.” Gênesis 2:7 – RA (Grifo acrescentado). Este termo “fôlego de vida” vem do original hebraico “nephesh”, que no grego é “pneuma” e significa o “sopro”, a “respiração”. Tais palavras são também, muitas vezes, traduzidas como “espírito”, tendo como principal significado “vento”. Em nenhuma dessas línguas originais o termo se refere a algo imaterial que continua vivo fora do corpo, ou que tem vida em si mesmo.
Deus formou o homem do PÓ DA TERRA (fez o corpo) e SOPROU em suas narinas o FÔLEGO DE VIDA (deu a respiração), e o homem passou a ser ALMA VIVENTE.
Compare as colunas abaixo:
1+2 = 3 ? SIM - CORPO + ESPÍRITO = ALMA VIVENTE ? SIM
2 = 3 ? NÃO - ESPÍRITO = ALMA VIVENTE ? NÃO
1 = 3 ? NÃO - CORPO = ALMA VIVENTE ? NÃO
A Bíblia diz que o homem passou a SER uma alma e não que passou a TER uma alma. Se você tem um corpo e respira, você não TEM uma alma – você É uma alma! Para que exista vida, para que você seja um ser vivente, você precisa de Deus, porque o fôlego que existe em você provém dEle.
E aí? Surpreendente? Mas não é só isso!


O Que é “Espírito”?
O QUE ACONTECE COM O ESPÍRITO NO MOMENTO EM QUE A PESSOA MORRE? “O pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.” Eclesiastes 12:7.
Então, você poderia pensar: “Agora sim, as coisas se encaixam! O tal ‘espírito’ que volta para Deus é a entidade que tem vida após a morte!” Neste ponto, você deve lembrar de três aspectos:
a) “Espírito (nephesh ou pneuma)” é o “fôlego de vida”;
b) O que Deus deu foi o “fôlego de vida” (Gênesis 2:7);
c) Os mortos estão inconscientes: “Os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma… porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” Eclesiastes 9:5 e 6 – RA.
Portanto, “espírito” é o mesmo que “fôlego de vida”; e não algo consciente que sobrevive fora do corpo. Deste modo, Eclesiastes 12:7 pode ser traduzido assim: “o pó volte à terra, de onde veio, e o FÔLEGO DE VIDA volte a Deus, que o deu”.
E o Que Acontece Com a Alma?
Compare Gênesis 2:16 e 17 com Ezequiel 18:4 – RA.
“no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”
“a alma que pecar, essa morrerá.”
Em Gênesis, Deus diz para Adão e Eva que se eles pecassem, morreriam. Como o salário do pecado para uma pessoa é a morte (Romanos 6:23), em Ezequiel, Ele reafirma que a alma que peca, morre. Para desilusão de muitos, a Bíblia afirma que a alma é mortal. No mesmo instante em que a pessoa morre, foi a alma quem morreu. Por quê? Porque alma é a junção: CORPO + RESPIRAÇÃO, ou seja, A PRÓPRIA PESSOA. Sendo assim, todos nós somos almas viventes!
Pense comigo: Se nós realmente tivéssemos uma alma imortal ou um espírito imortal, na verdade, seríamos imortais, não é mesmo? Mas a Bíblia fala que “o único que é imortal” é Deus (1Timóteo 6:16). Pelo fato de que só Deus tem a imortalidade, dependemos dEle em tudo, “pois NELE vivemos, nos movemos e existimos”. Atos 17:28 (Grifo acrescentado). Este texto é muito sério e importante, pois deixa claro que só haverá vida eterna para quem estiver em Cristo. Mas, se dependemos de Cristo para voltarmos a ter a vida eterna, por que a maioria das pessoas pensa que já possui alma ou espírito imortais?
Em Quem Acreditar? Em Deus ou na Serpente?
Logicamente, Satanás quer nos fazer perder a eternidade. Foi por isso que, depois que Deus disse que a humanidade se tornaria mortal ao pecar, a serpente afirmou: “Certamente não morrerão!” Gênesis 3:4. E quem tinha a razão? Paulo responde: “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram.” Romanos 5:12. Apesar da verdade divina revelada, o Diabo usa todos os seus meios para enganar quantos ele puder (Mateus 24:24; 2Coríntios 11:3). A primeira mentira, e o atual engano de Satanás é tentar fazer com que acreditemos que somos imortais, porque quem acreditar que é imortal, não sentirá a necessidade de receber a vida eterna do Salvador. Logo, sem Jesus, ninguém se salvaria.
Mas “quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.” 1João 5:12. Você quer ser imortal? Gostaria que seus queridos também fossem imortais? Existe UMA saída: “Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16. Vida eterna é só pra quem crer em Jesus e O aceitar como Senhor de sua vida (Atos 4:12; Mateus 7:21-27). E se você não conseguir acreditar, faça como o homem desesperado que procurou a Jesus, pedindo: “ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” Marcos 9:24.

[1] Revista Super Interessante, Ed. Abril, 03/07, pág. 53.

Clique aqui para assistir aos vídeos desta série.
Se você tem dúvidas sobre este assunto, envie um e-mail para escolabiblia@novotempo.org.br

domingo, julho 05, 2009

Diga Não ao Fofoqueiro

Quando, sem intenção, uma pessoa faz algo que desaponta você, coloque seu ato numa outra moldura – encontre maneiras diferentes de descrever o que ela está fazendo. (O motorista lerdo que está à sua frente pode ser descrito como alguém que está impedindo que você seja multada por excesso de velocidade!)
Toda vez que você se achar pensando de modo negativo acerca de alguém, pare, pince o pensamento e vire-o do avesso até que ele se torne algo positivo. Quando for tentada a dizer algo crítico acerca de alguém, pare e encontre uma coisa positiva para dizer no seu lugar.
Desenvolva senso de humor. Descobrir o humor de uma situação pode ajudá-lo a pensar positivamente acerca dos outros. E quando estiver falando com as pessoas, realce as esmeraldas de cada uma, fazendo perguntas que as ajudarão a procurar qualidades positivas em si mesmas e nos demais.
Quando você começar a procurar esmeraldas nas outras pessoas, ficará espantada diante do que encontrará! E começará a ver as pessoas como Deus as vê.

Enem e os guardadores do sábado

Está chegando a última etapa da inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009. A prova será realizada num sábado, dia reservado para atividades religiosas por muitas pessoas, como os adventistas do sétimo dia e os praticantes do judaísmo. A recomendação é que essas pessoas efetivem a inscrição, tomando o cuidado de assinalar a opção "necessito de atendimento especial". O departamento jurídico da sede sul-americana da Igreja Adventista continua em contato com o Ministério da Educação para que os guardadores do sábado tenham o direito de preservar a fé ao mesmo tempo que participam da prova. É importante que a inscrição seja feita dentro do prazo: 17 de julho. Então, não se esqueça: além de assinalar que necessita de atendimento especial, informe nos outros campos que é adventista (ou de outra religião que guarda o sábado) e que precisa de horário especial para realizar a prova. Assim poderá garantir o regime de confinamento para realização da prova após o pôr do sol.
Leia também:
"Ministério da Educação garante liberdade da guarda do sábado no Enem"
Fonte: Criacionismo

sexta-feira, julho 03, 2009

Fé, não Sentimento

Sentimentos não são bom parâmetro para sua vida espiritual, e sim, a Palavra de Deus.
"Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé.” Ao ler esse texto, algumas pessoas conscienciosas começam imediatamente a criticar cada sentimento e emoção. Esse, porém, não é o autoexame correto. Os bons sentimentos e emoções não devem ser testados. A vida e o caráter devem ser comparados pelo único padrão de caráter: a santa lei de Deus. Os frutos revelam a natureza da árvore. Nossas obras, não os nossos sentimentos, testificam ao nosso respeito.
Os sentimentos, sejam eles encorajadores ou não, não devem ser o parâmetro da nossa condição espiritual. Devemos determinar nossa verdadeira posição diante de Deus por meio de Sua Palavra. Muitos estão confusos sobre essa questão. Quando estão felizes e alegres, pensam que são aceitos por Deus. Quando, porém, alguma mudança ocorre e se sentem deprimidos, concluem que Deus os abandonou.
Recebendo a Misericórdia de Deus Deus não vê favoravelmente os auto-suficientes que ruidosamente exclamam: “Estou santificado, sou santo e sem pecado.” Esses são fariseus que não têm qualquer fundamento para sua afirmação. Aqueles que, por causa de seu sentimento de total indignidade, dificilmente ousam levantar os olhos ao Céu, estão mais perto de Deus do que os que afirmam tanta devoção. Eles são representados pelo publicano que batia no peito e orava: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador”, e, ao contrário do fariseu auto-suficiente, foi para casa justificado.
Não é desejo de Deus que passemos pela vida sem confiança nEle. Devemos ao nosso Pai celestial uma visão mais generosa de Sua bondade do que Lhe é conferido pela manifestação de nossa descrença em Seu amor. Temos a evidência de Seu amor, evidência que intriga os anjos e está muito além da compreensão dos mais sábios seres humanos.
“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” Deus doou Seu Filho para morrer por nós, quando ainda éramos pecadores. Podemos duvidar de Sua bondade?
Jesus Faz a Diferença
Contemple a Cristo. Permaneça em Seu amor e misericórdia. Sua alma, assim, se aborrecerá com tudo que é pecaminoso e será inspirada por um intenso anelo de obter a justiça de Cristo. Quanto mais claramente observarmos o Salvador, mais claramente discerniremos nossos defeitos de caráter. Confesse seus pecados a Cristo e, com verdadeira contrição de alma, coopere com Ele, abandonando tais pecados. Creia que já foram perdoados. A promessa é positiva: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Esteja certo de que a Palavra de Deus não falhará. Aquele que prometeu é fiel. Da mesma forma que é seu dever confessar os seus pecados, é também o acreditar que Deus cumprirá fielmente Sua Palavra e o perdoará.
Fé na Promessa
Exercite sua fé em Deus. Quantos há que passam pela vida sob uma nuvem de condenação! Não creem na Palavra de Deus. Não têm fé de que Ele fará o que disse que faria. Muitos que anseiam ver outros descansando no amor perdoador de Cristo, não conseguem desfrutar desse descanso. Como, porém, levarão outros a desenvolver uma fé simples, semelhante à de uma criança, no Pai celestial, se medem seu amor por seus sentimentos?
Creiamos na Palavra de Deus incondicionalmente, lembrando-nos de que somos Seus filhos e filhas. Exercitemos nossa confiança em Sua Palavra. Ferimos o coração de Cristo quando duvidamos, mesmo tendo Ele nos dado tantas evidências de Seu amor. Ele entregou Sua vida para nos salvar. Ele nos diz: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve.”
Você crê que Ele fará o que disse? Então, após cumprir as condições, abandone o fardo de seus pecados. Coloque-os sobre o Salvador. Confie nEle.
Por Ellen G. White - Advent Review and Sabbath Herald, 21 de maio de 1908.

Fifa repreende comemoração religiosa da seleção brasileira

A comemoração da seleção pelo título da Copa das Confederações e o comportamento dos jogadores brasileiros após a vitória sobre os Estados Unidos causam polêmica na Europa. A queixa é de que o time brasileiro estaria usando o futebol como palco para a religião.
A Fifa confirmou ao Estado que mandou um alerta à CBF pedindo moderação na atitude dos jogadores mais religiosos, mas indicou que por enquanto não puniria os atletas, já que a manifestação ocorreu após o apito final.
Ao final do jogo contra os EUA, os jogadores da seleção fizeram uma roda no centro do campo e rezaram. A Associação Dinamarquesa de Futebol é uma das que não estão satisfeitas com a Fifa e quer posição mais firme. Pede punições para evitar que isso volte a ocorrer.
Com centenas de jogadores africanos, vários países europeus temem que a falta de uma punição por parte da Fifa abra caminho para extremismos religiosos e que o comportamento dos brasileiros seja repetido por muçulmanos que estão em vários clubes europeus hoje.
Tanto a Fifa quanto os europeus concordam que não querem que o futebol se transforme em um palco para disputas religiosas, um tema sensível em várias partes do mundo. Mas, por enquanto, a Fifa não ousa punir a seleção brasileira.
"A religião não tem lugar no futebol", afirmou Jim Stjerne Hansen, diretor da Associação Dinamarquesa. Para ele, a oração promovida pelos brasileiros em campo foi "exagerada". "Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso em si. Da mesma forma que não podemos deixar a política entrar no futebol, a religião também precisa ficar fora", disse o dirigente ao jornal Politiken, da Dinamarca.
Ao Estado, a entidade confirmou que espera que a Fifa tome "providências" e que busca apoio de outras associações. As regras da Fifa de fato impedem mensagens políticas ou religiosas em campo. A entidade prevê punições em casos de descumprimento. Por enquanto, a Fifa não tomou nenhuma decisão e insiste que a manifestação religiosa apenas ocorreu após a partida. Essa não é a primeira vez que o tema causa polêmica. Ao fim da Copa de 2002, a comemoração do pentacampeonato brasileiro foi repleta de mensagens religiosas.
A Fifa mostrou seu desagrado na época. Mas disse que não teria como impedir a equipe que acabara de se sagrar campeã do mundo de comemorar à sua maneira. A entidade diz que está "monitorando" a situação. E confirma que "alertou a CBF sobre os procedimentos relevantes sobre o assunto". A Fifa alega que, no caso da final da Copa das Confederações, o ato dos brasileiros de se reunir para rezar ocorreu só após o apito final. E as leis apenas falam da situação em jogo.
Fonte: Estadão Online
NOTA Minuto Profético: Querer silenciar as pessoas quanto à sua fé ou sua ideologia política é violar um direito humano básico: a liberdade. Todos têm uma ideologia política e uma religião ainda que inconscientemente. A preocupação legítima e até necessária do Estado (e de entidades particulares) deve ser não misturar política e religião. Mas proibir a expressão religiosa em si é uma violação da liberdade. De mais a mais não custa perguntar: será que eles estariam preocupados se alguns jogadores estivessem defendendo o homossexualismo, o aborto ou a legalização das drogas? Tenho minhas dúvidas... A matéria acima parece mais refletir o perigoso espírito antireligioso moderno...