quinta-feira, fevereiro 26, 2009

CONHECER O ESPÍRITO SANTO TAMBÉM É TUDO

O Espírito Santo: Quem? Como? Por Quê?
A obra fundamental do Espírito Santo no mundo é chamar os pecadores ao arrependimento e conduzi-los à salvação em Cristo. Sua missão individual é bem descrita nas palavras: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo.” (Apoc. 3:20). E o conselho divino é: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações...” (Heb. 3:15).

Outro aspecto da Sua missão aparece na declaração de Cristo: “Quando vier, porém, ‘o Espírito da verdade’, Ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:13). “O Espírito é chamado ‘o Espírito da verdade’, pois sua obra é guiar os seguidores de Jesus ‘a toda a verdade’. Enquanto os dias passam, o Espírito os guiará mais e mais profundamente no conhecimento da verdade.” Esta é uma obra de santificação, pela qual o próprio Cristo orou em Sua oração sacerdotal: “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” (João 17:17). E o salmista acrescenta: “A Tua Lei é a própria verdade” (Salmo 119:142). Foi o Espírito Santo quem inspirou as Sagradas Escrituras e é Sua missão guiar a vida dos seguidores de Cristo em conformidade com a Palavra de Deus e com a Sua Lei, tornando-os mais semelhantes a Cristo, que é a Verdade personificada (João 14:6).
O Espírito Santo não iniciou Sua obra por ocasião do Pentecostes. Desde Gênesis 1:2, Ele é inúmeras vezes mencionado no Antigo Testamento. Deus já prometera aos israelitas após o êxodo: “O Meu Espírito habitará no meio de vós” (Ageu 2:5). E, mesmo antes do Pentecostes, Cristo afirmou a Seus discípulos: “o Espírito da verdade... habita convosco e está em vós” (João 14:17).
A obra especial do Espírito Santo
A Bíblia menciona também uma obra especial do espírito Santo entre os crentes, e é a esta obra que Cristo Se referiu ao prometer a Seus discípulos: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas...” (Atos 1:8). Portanto a obra especial do Espírito Santo significa uma capacitação especial dos crentes para a proclamação do evangelho. À semelhança da obra universal do Espírito Santo quanto à salvação, também esta obra é de natureza cristológica – Cristo disse que eles receberiam poder para serem Suas testemunhas!
O apóstolo São Paulo denomina essa capacitação especial de “dons espirituais” (I Cor. 12:1), e acrescenta que esses dons não são concedidos sem motivo, mas “visando um fim proveitoso (I Cor. 12:7), e que este fim é o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do Seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Efé. 4:12).
O exemplo clássico desta capacitação especial para testemunhar de Cristo é o dom de línguas que os discípulos receberam no Pentecostes. Nesta ocasião, estavam em Jerusalém pessoas das mais diversas nacionalidades (Atos 2:5, 9-11), as quais, ao ouvirem o testemunho dos discípulos ser lhes dado na sua “própria língua materna” (Atos 2:8), maravilharam-se profundamente; e o resultado para a igreja cristã foi um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (Atos 2:41).
Portanto a manifestação do dom de línguas no Pentecostes não tinha um fim em si mesmo, para a satisfação e orgulho pessoal dos apóstolos, mas sim um objetivo evangelístico. E o próprio apóstolo São Paulo esclarece ainda mais este assunto ao dizer que “as línguas constituem um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos” (I Cor. 14:22), e ele acrescenta: “Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua” (I Cor. 14:19).
A Bíblia afirma ainda que “os dons são vários, mas o Espírito é o mesmo” (I Cor. 12:4), e que esses dons são concedidos a cada um individualmente, segundo apraz ao Espírito Santo (I Cor. 12:11).
Portanto não é o indivíduo que escolhe os dons que deseja possuir, pois isso cabe ao espírito Santo. A Parábola dos Talentos, em São Mateus 25:14-30, ilustra bem esse princípio.
Uma vez que a iniciativa da nossa salvação é divina (Apoc. 3:20), a parte que nos corresponde para o recebimento do Espírito Santo é simplesmente aceitarmos o Seu convite; pois é Ele quem efetua em nós “tanto o querer como o realizar” (Filip. 2:13). Todos os impulsos de nossa parte para aceitarmos a salvação, são por ele motivados; porém cabe a nós a decisão de os aceitar ou de os rejeitar. Mas “a todos os que aceitam a Cristo como o Salvador pessoal, o Espírito Santo vem como Consolador, Santificador, Guia e Testemunha”.
A Bíblia menciona, entretanto, algumas condições para o Espírito Santo permanecer em nós e capacitar-nos com um poder especial para sermos testemunhas de Cristo. Em primeiro lugar, é necessário arrepender-nos dos nossos pecados: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). Em segundo lugar, é necessário crermos: “a fim de que recebêssemos pela fé o espírito prometido” (Gál. 3:14). Em terceiro lugar, é necessário que obedeçamos toda a vontade de Deus como expressa em Sua Palavra: “... o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que Lhe obedecem” (Atos 5:32). “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos. E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14:16). “Darvos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro em vós o Meu Espírito, e farei que andeis nos Meus estatutos, guardeis os Meus juízos e os observeis” (Ezeq.36:26 e 27). Em quarto lugar, é necessário que perseveremos em oração: “... o Pai celestial dará o espírito Santo àqueles que Lho pedirem” (Luc. 11:13). “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo, e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus” (Atos 4:31). Mas mesmo a nossa oração deve ser sempre submetida à vontade de Deus: “Faça-se a Tua vontade, assim na Terra como no Céu” (Mat. 6:10).
(Mat. 28:19).Cada cristão deve buscar com profundo ardor e insistência diariamente o poder regenerador e santificador do Espírito Santo na vida; porém a escolha dos “dons espirituais” não lhe cabe decidir, pois isto pertence à vontade do Espírito santo, de acordo com as necessidades e conveniências (I Cor. 12:11). Em Seu diálogo com Tomé, Cristo valoriza a fé sem milagres, ao afirmar: “Porque viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29).
Biblicamente o batismo em nome de Cristo e do Espírito Santo são simultâneos. Assim como Cristo recebeu a unção do Espírito Santo por ocasião do Seu batismo por João Batista (Mar. 1:10), todos aqueles que aceitarem as boas novas da salvação devem ser batizados ao mesmo tempo “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”

Evidências do recebimento do Espírito Santo
Muito embora um cristão que seja cheio do Espírito Santo possa receber poder para operar milagres, como ocorreu com os apóstolos por ocasião do Pentecostes, não é esta a evidência decisiva de alguém possuir o Espírito Santo na vida. Cristo, com o Seu olhar profético, declarou que nos últimos dias surgiria um grande movimento de simulação da verdadeira obra do Espírito Santo: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível os próprios eleitos” (Mat. 24:24). E Ele acrescenta: “Nem todo o que Me diz:

Senhor, Senhor! entrará no dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-Me: Senhor, Senhor! porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demônios, e em Teu nome não fizemos milagres? Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, os que praticais a iniqüidade” (Mat. 7:21-23).

A experiência ocorrida no Egito, quando os sábios de Faraó simularam os milagres que o Senhor operara através de Moisés e Arão (Êxo. 7:11), repetir-se-ia nos últimos dias (II Tes. 2:9-11). É por essa razão que o próprio Espírito Santo inspirou o apóstolo João a alertar os crentes a esse respeito: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (I João 4:1). E a Bíblia acrescenta:
“ À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Isaías 8:20). E ela ainda adverte que os sensuais... não têm o Espírito” (Jud. 19).

Mas qual é a verdadeira evidência de que alguém possui o Espírito Santo? Na verdade, a evidência da presença do Espírito Santo na vida de uma pessoa “é tão ampla quanto a Sua obra”. Cristo disse que “pelos seus frutos os conhecereis” (Mat. 7:20), e o apóstolo São Paulo acrescenta que “o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gál. 5:22 e 23). Portanto a evidência concreta é o fato de sua vida ter sido transformada de acordo com o padrão divino, procurando conhecer e viver em conformidade com “toda a verdade”, pois esta é a obra do espírito Santo. Jesus disse que os que entrarão no reino do Céus são aqueles que fazem a vontade de Deus (Mat. 7:21)
A Bíblia declara que João Batista era “cheio do Espírito Santo” (Luc. 1:15), mas “não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a respeito dEste era verdade” (João 10:41). E isto foi suficiente para Cristo afirmar que “entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João” (Luc. 7:28).
Muito embora a obra universal do Espírito Santo seja universalmente a mesma, não podemos generalizar a Sua obra especial no vida dos crentes. Como “os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo” (I Cor. 12:4), e esses dons são distribuídos pelo Espírito a cada um, “como Lhe apraz” (I Cor. 12:11); o fato de um genuíno cristão viver em plena conformidade com a vontade de Deus, mas não possuir determinado dom, não é evidência de que ele não seja cheio do Espírito Santo.Por outro lado, o próprio fato de alguém vangloriar-se de possuir determinado dom que outra pessoa não possui, é evidência clara de que ele não está sendo guiado pelo Espírito Santo (Gál. 5:25 e 26).
Na verdade “todos quanto anseiam ter semelhança de caráter com Deus, serão satisfeitos. O Espírito Santo nunca deixa sem assistência a alma que está olhando a Cristo. ...Se o olhar se mantiver fixo em Jesus, a obra do Espírito não cessa, até que a alma esteja conforme a Sua imagem”. E “não há limites à utilidade de uma pessoa que, pondo de parte o próprio eu, oferece margem à operação do Espírito Santo na alma, e vive uma vida de inteira consagração a Deus”.
Pr. Alberto R. Timm


Condições para o recebimento do Espírito Santo
Cristo afirmou que o Espírito Santo viria para O glorificar (João 16:14), e para convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8). Estes são aspectos cruciais da salvação; pois a consciência da pecaminosidade própria é indispensável para a aceitação da justiça de Cristo que, por sua vez, é o único meio pelo qual podemos ser provados no juízo divino. E o Espírito Santo é também o agente regenerador (Tito 3:5) que torna eficaz o sacrifício de Cristo na vida do crente.

Movimento para recuperar domingo como dia de descanso

BRUXELAS, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- O Secretariado da Comissão de Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), as Igrejas Protestantes e a Igreja Anglicana elogiaram a decisão de cinco membros do Parlamento Europeu que apoiarão a iniciativa lançada por numerosos episcopados para solicitar o pronunciamento do Parlamento sobre a declaração escrita acerca da «proteção do domingo como pilar essencial da herança e do modelo social europeu».
Em um comunicado publicado em dias passados, os bispos da União Européia indicaram que a Declaração para a Proteção do Domingo «pode constituir um importante compromisso frente à Europa Social»
Fonte - Zenit
Nota DDP: Todo este movimento começou com a iniciativa de BXVI de fazer incluir na Constituição Européia uma referência às "raízes cristãs da Europa", percorreu um longo caminho de idas e vindas que podem ser acompanhados através dos links abaixo e, como era de se esperar, começa a encontrar guarida nas igrejas protestantes e demais conectadas através do braço ecumênico que tem a finalidade de alinhavar estas iniciativas.
Alguém poderia dizer, como já ouvi: "Mas o decreto tem que partir dos EUA!" É verdade, mas este mesmo alguém consegue imaginar outras partes do globo aceitando a iniciativa americana sem uma ampla discussão do tema de forma antecipada?
Eis um resumo para melhore entender a evolução deste tema:
Todos estes eventos não têm relação nenhuma com o cumprimento das profecias que apontam para um futuro laço entre a América e Roma? Só para os que não desejam a volta de Cristo.
(Diário da Profecia)

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

“Dias de Dores e Desgosto”

“Porque todos os seus dias são dores, e o seu trabalho, desgosto; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade”.Eclesiastes 2:23.
O ser humano foi criado para ser feliz, pleno de gozo, e completo em perfeição. Tão logo o pecado maculou nosso mundo, o próprio Deus proferiu as conseqüências da desobediência: “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará... E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida... No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes a terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”. Gênesis 3:16, 17 e 19.
Se olharmos com atenção, os dias de dores e desgosto do homem começaram no Éden. Salomão é um exemplo vivo de cada um de nós: Ele levou muito tempo trabalhando e lutando para conseguir as coisas, para finalmente chegar à conclusão de que tudo nessa vida é vaidade. Deus já havia dito desde o início, que a vida do homem seria canseira e enfado, mas nós sempre vivemos com a ilusão de que alcançaremos sucesso aqui.
O que precisamos aprender é que o sucesso ou o êxito deste mundo, nunca será suficiente para nos satisfazer. Sempre que alcançarmos algo, nosso ego já se fixará em outro objetivo, e parece que estamos numa corrida que nunca acaba. O sábio fala que nossa ambição alcança níveis tão altos, que até involuntariamente o nosso coração não descansa a noite. Infelizmente a nossa luta pela sobrevivência pelo êxito da vida, tem trazido mais dores e desgostos, do que sucesso e alegria. A fadiga, o enfado da alma, tem levado o homem moderno a buscar prazeres para satisfazer o coração. A transitoriedade das coisas e da própria vida tem sido um inimigo mortal do ser humano. Nossa hereditariedade eterna nos compele a buscar a felicidade plena, mas o inimigo tenta nos enganar com as coisas terrenas.
O homem do século XXI tem encontrado alívio na religião. O número de igrejas e membros cresce de uma maneira extraordinária. Entretanto, filiar-se a uma religião, ou mesmo dizer-se seguidor de Cristo, não quer dizer que não teremos dores nesta vida. Há pessoas que pensam que porque se tornaram seguidores de Cristo já não terão mais problemas. Dores, tristeza, e sofrimento, são características da terra do pecado. Jesus disse: “No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.S. João 16:33. Notem que a certeza da vitória de Cristo como nossa vitória, é um fator decisivo para suportar as angústias deste mundo. A Bíblia diz que Jesus foi um homem de dores e que sabe o que é padecer. Cada cristão hoje deveria saber o que é padecer. Salomão fala que o cotidiano é cheio de dores. Por mais que busquemos usufruir a plenitude do nosso viver com as coisas terrenas, nunca alcançaremos a satisfação completa. O aparente êxito que achamos possuir, o sábio chama de vaidade.
As aflições deste mundo estão minando a nossa confiança em Deus. Segui-Lo não é sinônimo de prosperidade, mas de submissão, amor e serviço. O conceito de cristão está sendo mudado por uma cultura religiosa comodista. Mais que nunca precisamos olhar para Cristo. Precisamos aprender dEle como enfrentar as adversidades, e entender que a grandeza desta nossa caminhada está em amar e servir como Ele amou. Os sofrimentos dos dias atuais é um preço muito baixo a ser pago, tendo em vista a glória que vamos receber quando Ele vier.
Pr. Dilson Bezerra

Teoria-explica-tudo justifica pecado

A revista Época desta semana aproveitou como "gancho" a polêmica criada em torno da brasileira Paula Oliveira - acusada de inventar um ataque neonazista na Suíça - e publicou a matéria de capa "Por que as pessoas mentem". O texto afirma que "a ciência ajuda a entender o que nos leva a enganar os outros – e a nós mesmos". Assim que vi a capa da semanal num restaurante, enquanto voltava com minha família de um retiro espiritual, já imaginei o tipo de "explicação científica" que eles apresentavam. Abri a revista e passei os olhos pela reportagem. Bingo! Lá estava a típica resposta nesse tipo de assunto: o darwinismo garante que mentir é uma vantagem evolutiva, por isso os seres humanos têm esse comportamento até hoje. Simples assim...
No ano passado, publiquei aqui o texto "Superinteressante mata a razão", no qual destaquei o seguinte trecho da matéria de capa publicada então pela revista: "O desejo de variedade sexual nos homens é insaciável. Quanto maior for o número de mulheres com quem um homem tiver relações, mais filhos ele terá (pelo menos é o que ‘pensam’ os genes)." E comentei: "Já pensou o cara chegando em casa de madrugada, mancha de batom no colarinho, a mulher o encara com olhar fulminante e ele solta com o maior cinismo: 'Querida, foram os genes. Eu sou apenas a máquina de sobrevivência deles, que me usam para se reproduzir [palavras da Super]' Depois a Bíblia é que é machista..."
Cada vez mais o darwinismo é usado para justificar comportamentos que, na Bíblia, são considerados pecado, como a mentira e o adultério. Se se trata de uma herança evolutiva, que culpa temos quando cometemos esses erros? Por que procurar solução (perdão, redenção) para "problemas" contra os quais é inútil lutar?
Realmente é um grande inconveniente quando a filosofia (de vida) se intromete em assuntos científicos...
(do Blog Criacionismo)

A conferência episcopal espanhola e o domingo

O secretário geral e portavoz da Conferência Episcopal, Juan Antonio Martínez Camino, informou ontem em coletiva de imprensa do apoio dos bispos espanhís à iniciativa de vários europarlamentares acerca da salvaguarda do domingo como dia de descanso laboral.
Martínez Camino sinalizou que a Comissão Permanente da Conferência Episcopal espanhola teve conhecimento desta iniciativa e que apoiava a petição realizada aos Estados membros e às instituções da UE para que 'protejam o domingo como dia de descanso semanal na futura legislação nacional e comunitaria relativa ao calendário laboral'.
Segundo os deputados europeus que apresentaram a iniciativa, o descanso dominical é parte do patrimônio cultural e do modelo social europeu, opinião que subscrevem os bispos espanhóis.
Fonte - RRHHDigital

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

A Ciência comprova: Miller estava certo!

A Ciência, quando utilizada sem os preconceitos dos pseudo-intelectuais, tem se mostrado uma grande ferramenta de comprovação da fé Cristã.
Durante muitos anos, os críticos argumentavam que nossa Bíblia estava cheia de erros, devido aos quase 2000 anos de intervalo entre os escritos originais dos autores (chamados de "autógrafos") e as cópias que dispomos hoje. Sim, porque não existe mais nenhum dos textos saídos diretamente das mãos dos autores neotestamentários.
Os cristãos eram confrontados com desafios do tipo: "Como vocês podem provar que este texto da Bíblia que lêem hoje não sofreu alterações ao longo desses 2000 anos?". Houve até alguns erutidos que tentaram separar da Bíblia o que eles consideravam "autêntico" e o que foi classificado como "mito". Do "Pai nosso", por exemplo, só restou o "Pai nosso que estás no céu". Até meados de 1940 os cristãos só podiam dar uma respostas para estes questionamentos: a fé. Porém, na década de 1940 Deus suscitou uma revelação arqueológica que CALOU A BOCA dos críticos, e fortaleceu a fé de milhões de pessoas em todo o mundo. Esta foi considerada a maior descoberta arqueológica dos últimos séculos: OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO (clique aqui e saiba mais). Estes achados comprovaram, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, que a nossa Bíblia (esta mesma que você lê todos os sábados na Igreja) não sofreu NENHUM ALTERAÇÃO substancial ao longo de tanto tempo. Levando-se em conta os milhares de manuscritos existentes do Novo Testamento, por exemplo, nenhuma outra obra da literatura secular conseguiu tamanha façanha de resistir bravamente, sem alterações em seu texto, ao longo de quase 2 milênios.


Louvado seja Deus!
Mais uma vez a Ciência comprova a fé
Os que leram a Revista Adventista deste mês de dezembro encontraram uma excelente matéria sobre as evidências astronômicas da profecia dos 2300 dias/anos (cf. Daniel 8:14). O texto foi preparado por um irmão de Vila Velha, Espírito Santo, o Dr. Herderson Hermes Leite Velten, e que parece ser um apaixonado pelo tema. Em seu artigo, ele demonstra como as ferramentas de estudos astronômicos pode comprovar em minúcias que a interpretação que os Adventistas dão para a profecia de Daniel 8:14 se cumpriu nos mínimos detalhes.
Quero transcrever uma parte do texto (leia a íntegra na Revista, pág. 8-12):
"Atualmente, modernos programas de Astronomia e de Calendários para computador nos auxiliam a averiguar a precisão do esquema profético. Quando é dado ao excelente programa de astronomia Redshift 2 para que retroceda exatos 2.300 anos desde as 15h de 23 de outubro de 1.844, a tela do computador exibe, como resultado, o céu de Jerusalém às 15h do dia 29 de outubro de 457 a.C., que foi a hora do sacrifício da tarde do Dia da Expiação naquele ano. Apenas este fato já é muito impressioanante! Mas, quando vamos além e clicamos para que o programa avance 486,5 anos - referentes às 69,5 semanas que conduzem até o tempo em que se faria 'cessar o sacrifício e a oferta de manjares' (Dan. 9:27) - o monitor exibe o céu da noite do dia 26 de abril de 31 d.C. Lembrando que o dia bíblico começa e termina ao pôr-do-sol, chegamos, na verdade, ao dia 26-27 de abril; e o dia 27 de abril foi, de fato, uma sexta-feira, o dia da crucifixão!
Sabemos que esse foi realmente o dia da crucifixão porque 27 de abril de 31 d.C. foi também o dia 15 do primeiro mês judaico, quando, de acordo com os evangelistas, Jesus morreu. O meio da septuagésima semana caiu na noite de 26 de abril porque foi naquela noite que Jesus celebrou Sua última Páscoa com os discípulos, instituiu a Santa Ceia como memorial de Sua morte e tomou sobre Si os pecados da raça humana no horto do Getsêmani. Foi naquela noite que Jesus declarou: 'É chegada a hora' (Jo 17:1). Ele sabia que o tempo profético havia expirado ali.
Temos, pois, a maior parte dos pontos de início, de meio e de fim dos períodos proféticos de Daniel 8 e 9 identificados em termos de dias, meses e anos" (pág. 11).
Que maravilhosa mensagem para fortalecer a nossa fé neste início de um novo ano!Em qual outra denominação cristã você encontra pessoas tão dedicadas ao estudo da Bíblia e de suas profecias, quanto na Igreja Adventista do Sétimo Dia?!
Em nenhuma outra!

Podem nos chamar de seita, de fanáticos, de sabatistas, de legalistas... do que quiserem (esta é sempre a tática do inimigo - cf. Atos 24:5-15). Mas, assim como aconteceu com os "erutidos" do início do século passado, os nossos acusadores terão que CALAR A BOCA, pois mais uma vez a Ciência comprova que estamos certos em nossa fé!
Louvado seja Deus!
Espero ansioso o momento em que tantas pessoas sinceras que hoje acusam e menosprezam a fé dos Adventistas, irão acordar deste "torpor mortal" em que vivem em sua fé apostatada, e se unirão àqueles que "guardam os mandamentos de Deus e têm a fé em Jesus" (cf. Apoc. 14:12)
"Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória. Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável, pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria. Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos; porque os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou dos atos iníquos que ela praticou" (Apoc. 18:1-5).

(Autor: Prof. Gilson Medeiros )
Obs. Na figura: Hiram Edson em sua visão do santuário celestial.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

9º Camporee de Desbravadores da USB está chegando

Este ano as coisas vão estremecer na União Sul Brasileira para os desbravadores. Está chegando o IX Camporee de Desbravadores da União Sul Brasileira, uma das mais antigas na realização de camporees a nível de união. Após alguns anos de expectativa, este camporee promete ser o melhor de todos os tempos, vindo com o título: "Esperança para brilhar com Poder", marcado para os dias 2 a 7 de setembro de 2009 em Santa Helena, no Paraná, as margens do lago de Itaipú, local onde foi o 3º Camporee Sulamericano "Fonte de Esperança".
Vídeo promocional do 9º Camporee da USB

Localizado as margens do Lago de Itaipu a 1,5 Km no núcleo urbano, com estrutura dividida em 87 hectare, área do camporee contará com a capacidade para até três mil barracas.

Foto aérea do local - 3º Camporee Sulamericano

Um espaço de excelente infra-estrutura de quiosques churrasqueiras, toboágua, quadras poli esportivas, local para acampamento com barracas e trailers, lanchonetes, sanitários, galpões para realização de eventos (festas, exposições, festivais, entre outros) e área para estacionamento, localizado a apenas 2 km do núcleo urbano, com acesso através da rodovia estadual PR 317. Se você quer ver mais fotos do local, clique aqui.

Na ordem: Baraka Muganda, Odailson Fonseca e Otimar Gonçalves

Como todos os anos, os camporees da USB buscam oradores de renome para participar de seus eventos, e este ano não foi diferente, tendo como oradores oficiais os pastores Baraka Muganda, líder mundial dos jovens adventistas, pastor Odailson Fonseca, diretor da TV Novo Tempo e pastor Otimar Gonçalves, líder de Jovens e Desbravadores para a América do Sul.

Segundo o pastor Areli Barbosa, líder de Jovens da USB, o tema de 2009 do Campori será “Esperança para brilhar com Poder” com o seguinte motívo:

“Entendemos que estamos neste mundo com um propósito e precisamos adotar uma visão missionária em um mundo marcado por medo, desilusão, crise, angústia, desespero, incerteza, imoralidade e desonestidade".


O Campori da USB será uma grande reunião de jovens que participam dos clubes de desbravadores dos três estados da Região Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Com toda certeza vai ser um evento que entrará para a história dos desbravadores no mundo.

Maranatha!

(Átila Santos)

Instituto francês diz que até uma taça de vinho diária causa câncer

O mito de que uma taça diária de vinho não faz mal caiu por terra na França.
Cientistas descobriram que bebidas alcoólicas, em qualquer medida, podem provocar câncer.
O Instituto Nacional do Câncer (INCa) da França publicou nesta terça-feira (17), em Boulogne Billancourt, nos arredores de Paris, publicaram hoje (17) documento que derruba o mito de que consumir uma taça diária de vinho traz benefícios à saúde. Eles descobriram que bebidas alcoólicas, em qualquer medida, podem provocar câncer.
Atualmente, 13,7% da população da França é adepta ao hábito de beber vinho diariamente.
O relatório se ampara nas conclusões de três institutos internacionais de pesquisas científicas: o National Alimentation Cancer Research, o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer e o Instituto Americano para a Pesquisa sobre o Câncer. O INCa tem como função coordenar na França os estudos científicos, além de orientar equipes médicas na luta contra a doença.
Segundo o documento, o consenso acadêmico sobre os riscos provocados pelo álcool já são suficientes para que campanhas de esclarecimento da população sejam realizadas, a começar pelos próprios agentes de saúde - médicos, enfermeiros, assistentes sociais. "O consumo de bebidas alcoólicas está associado ao aumento do risco de diversos cânceres: de boca, de faringe, de laringe, de esôfago, colo-retal, do sangue e do fígado", afirma o texto.
O documento alerta que o porcentual de aumento do risco de desenvolvimento da doença já está estimado tendo como base cada copo de álcool consumido por dia. O risco varia entre 9% a 168%. "Em particular, o aumento do risco de cânceres de boca, de faringe e de laringe é estimado em 168% por copo de álcool consumido por dia." O relatório descarta até mesmo a ingestão diária de pequenas doses, uma tradição no país. "O aumento do risco é significativo a partir do consumo médio de um copo por dia. O efeito depende do volume consumido, não da bebida alcoólica."
Dominique Maraninchi, presidente do INCa, e Didier Houssin, diretor-geral de Saúde, especialistas que assinam o texto alertam que, entre outras reações nocivas no organismo, o etanol é metabolizado em acetaldeído (etanal), molécula que pode gerar mutações no DNA, potencializando a formação de tumores.
Segundo os autores, a relação entre o consumo de álcool e os cânceres de boca, de faringe, de laringe, de esôfago e colo-retal, nos homens, e do seio, nas mulheres, é julgado como "convincente". "Em matéria de prevenção ao câncer, o consumo de álcool é desaconselhado, independente do tipo de bebida (vinho, cerveja, coquetéis)."
Além das orientações sobre o uso zero de álcool, o relatório do INCa prega a ingestão de frutas - no mínimo cinco por dia - e verduras - 400g por dia -, o controle do sobrepeso, a moderação do uso do sal e o consumo reduzido de carne vermelha. Cada 100g diárias de carne, afirmam os experts, eleva em 29% risco de câncer colo-retal.
(Fonte: Bonde Saúde)
Nota DDP: A ciência vai e volta, mas a orientação divina permanece para sempre.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

O poder da intercessão

Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Tia. 5:16.

Algum tempo atrás, um membro do clero tentou confortar uma mulher cujo marido havia deixado a cidade, durante um reavivamento. Ele era um agnóstico amargurado e havia declarado que não voltaria até que aquele "alvoroço religioso" terminasse. A esposa esperava que o reavivamento por fim convertesse seu marido; mas, agora, parecia que as chances eram muito pequenas.

O pastor convidou a mulher para que participasse de um grupo de oração matinal que ele dirigia. Ela enxugou as lágrimas, e decidiu ir. O grupo logo concordou em orar pelo homem que partira. Com muito gosto, os irmãos encararam o desafio, pedindo a Deus que alcançasse o teimoso marido, o trouxesse de volta e o conduzisse a Cristo.

Naquela mesma noite, ele deixou a todos surpresos ao aparecer na reunião de reavivamento. E tinha uma boa história para contar. Ele percorrera mais de 20 quilômetros pelas colinas quando, de repente, deteve-se em seu caminho. Não podia seguir viagem. Algo fazia com que se sentisse muito mal pela maneira como se comportara. Sentia que era um pecador necessitado da graça de Deus. Uma profunda convicção de que devia voltar tomou conta dele. Naquela mesma noite, ele aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador.

A oração intercessória tem poder. Ela transforma. Deus dá valor à liberdade do homem. Ele está fazendo todo o possível para alcançar cada pessoa, antes mesmo que oremos. Mesmo assim, Deus fica limitado pelas escolhas que as pessoas fazem. Ele nunca violará a liberdade individual de escolha. Ele influencia, mas nunca coage; convence, mas nunca força.

Quando oramos por alguém, Deus derrama Seu Espírito através de nós para assim alcançar aquela pessoa. A oração intercessória abre novas vias de acesso para a atuação de Deus.

Algo ocorre quando as pessoas oram. Deus ouve. Deus responde. Deus age. Deus toca vidas.

Por que não começar um ministério de intercessão na sua própria vida?

Se você já é um intercessor, incentive outros para unir-se a você nesse ministério. Encontre alguém com quem orar, faça uma lista de oração e observe o que Deus faz.

Você ficará maravilhado!!!

(tinguiteen)

Encontrada Bíblia milenar

O manuscrito foi encontrado durante uma batida policial contra supostos contrabandistas de antiguidades. A polícia turco-cipriota afirmou acreditar que o manuscrito possa ter dois mil anos de idade. O objeto contém trechos da Bíblia escritos em letras douradas sobre velinos atados precariamente, segundo as fotos fornecidas à Reuters. Uma página traz o desenho de uma árvore, e outra oito linhas de escrita cirílica. Entretanto, especialistas estão divididos quanto à proveniência do manuscrito e sobre este ser autêntico, o que o tornaria inestimável, ou uma fraude.
Eles dizem que o uso de letras douradas no manuscrito torna provável que tenha menos de dois mil anos. “Creio ser mais provável que tenha menos de mil anos”, disse à Reuters Peter Williams, da Universidade de Cambridge e grande perito no assunto.
Autoridades turco-cipriotas se apossaram da relíquia na semana passada e nove indivíduos estão sob custódia, aguardando maiores investigações. Mais pessoas ligadas ao achado estão sendo procuradas.
As investigações ainda descobriram uma estátua de orações e um entalhe em madeira de Jesus que se acredita pertencer a uma igreja no norte, de domínio turco, assim como dinamite.
A polícia acusou os detidos por contrabando de antiguidades, escavação ilegal e posse de explosivos. O cirílico é um dialeto do aramaico, a língua nativa de Jesus, outrora falado em boa parte do Oriente Médio e da Ásia Central. Ele é usado por cristãos sírios e continua em uso na Igreja Ortodoxa Síria de Chipre, enquanto o aramaico ainda é utilizado em rituais religiosos de cristãos maronitas no Chipre.
(International Business Times)
http://br.ibtimes.com/articles/20090206/antiga-biblia-cirilico-encontrada-chipre.htm
Nota do Pr. Douglas Reis: Embora não estejamos de posse dos originais da Bíblia (até porque o material usado não sobreviveu para a posteridade), milhares de cópias têm respaldado os estudiosos e fortalecido a credibilidade do Livro Sagrado. Esperemos para ver se essa nova cópia da Bíblia auxiliará na documentação do Livro mais influente do mundo.

O trabalho de um profeta

A lição da Escola sabatina cita a profecia de EGW sobre a união entre protestantes americanos e a igreja católica. Isso foi escrito num tempo em que tal unidade era inconcebível. Nenhum analista político e eclesiástico arriscaria supor tal tendência. Mas a profecia foi dada e os adventistas creram nela, e pregaram. Hoje é uma realidade em plena consolidação.
Aproveitamos para ressaltar uma das estratégias para a união das igrejas: cooperar no que já é comum entre as igrejas, isto é dito como “o que nos une” e dialogar, sem pressa, no que há divergência isto é dito “o que nos separa”. Essa é uma estratégia que deixa em situação muito difícil aquelas igrejas que decidem não participar do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. São vistas como não querendo cooperar para a solução dos grandes problemas do planeta. O ecumenismo é o movimento para unir todos os cristãos, e o diálogo inter-religioso para unir todas as demais religiões com os cristãos. O objetivo amplamente divulgado desses dois movimentos é salvar o planeta de seus grandes problemas, sociais, políticos, econômicos e naturais. Ou se faz isso, ou o planeta não tem futuro. Mas não se diz que no fundo, o objetivo mesmo é criar condições para que só satanás, o dragão, seja adorado, e que se inviabilize a adoração a DEUS. Enquanto babilônia tenta unir os cacos resultantes da confusão de línguas mediante cooperação no que é comum, o povo de DEUS propõe ao mundo a solução bíblica da entrega a CRISTO diante da iminente segunda vinda Sua para salvar a todos quantos O aceitarem.
A estratégia ecumênica coloca no centro da solução do problema a santificação do domingo. Esse dia será então para unir a todas as famílias num único lugar, a missa e a eucaristia. Assim todas as famílias do mundo receberão uma instrução para se tornarem cidadãos de bem, via os ensinamentos dos religiosos.
Agora veja bem, há sempre muito mais pontos em comum do que divergentes. Por exemplo, somos contra as drogas, contra a violência, contra a criminalidade, contra a bebida alcoólica, etc. Somos a favor dos cuidados preventivos da saúde, de uma vida cheia de felicidade, de princípios saudáveis de convivência, da honestidade, do amor ao próximo, e muito mais. Ora, tais coisas as outras igrejas também possuem. Então a grande pergunta que o ecumenismo e o diálogo inter-religioso fazem é: por quê não nos unirmos com as demais igrejas, formar logo uma grande e ampla frente comum em busca da melhoria das condições de vida no planeta? E aqueles pontos de divergência discutimos sem presas, ao longo do tempo. Que pontos seriam esses, no nosso caso? Os Dez Mandamentos da Bíblia e não do catecismo, a santificação do sábado e não do domingo, a mortalidade da alma como um ser completo, por causa do pecado, e mais algumas coisas, não são muitas. As igrejas protestantes, evangélicas, pentecostais, etc, com algumas exceções, estão apoiando essa estratégia e inclusive patrocinando a elaboração de um código de ética entre as igrejas mediante o qual se regulamentará a pregação do evangelho, ou seja, a única igreja que poderá fazê-lo será a católica, que alega ter toda a verdade. Portanto, ela sim, pode pregar, as outras não, pois essas pregando, geram violência. E da violência é que o ecumenismo quer livrar o mundo.
Isso que relatamos acima, já são fatos. Não são especulações. Isso se noticia nos jornais. E quase não pregamos sobre esses fatos, não é mesmo? Poucos de nós estamos atentos às profecias para saber o que se passa ao nosso redor. Porém, está tudo previsto, e hoje se torna realidade. Profetas e profecias não são muito bem vistas, exceto se forem falsas.
E há ainda outro ponto em comum, esse realmente muito sutil. É a música gospel, que se tornou a música do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. Muita atenção: é um ponto em comum entre os protestantes, entre os pagãos e entre os mundanos. É um ponto comum entre todas as tendências religiosas, está em todas elas, e está também no mundo. É uma música que toca tanto nas igrejas quanto nas reuniões de dança, está em todos os lugares, torna o planeta um lugar comum para um plano poderoso de afastar seus habitantes de DEUS. É o ponto comum do mundo todo. O ritmo dessa música é utilizado tanto por cantores religiosos como por grupos de rock, e todas os demais tipos e tendências de ritmos musicais. Pega-se um ritmo qualquer, dá-se a ele uma letra religiosa e pronto, já é gospel, isto é, evangélica. Veio para facilitar a unificação das igrejas, e facilitar a entrada até de ateus nas igrejas, pois lhes satisfaz o gosto, e não leva a CRISTO. Ela está em todos os lugares, é comum a todos os lugares e torna todos os lugares igualmente atraentes à mente humana. Ela une o mundo em uma única tendência de adoração, e essa adoração, pode crer, não é a DEUS. É o ponto estratégico comum mais poderoso, pois ele afeta não a razão, mas sim, os sentimentos, o gosto e as reações e paixões físicas do corpo. Essa música tem por função preparar membros de todas as igrejas para que, habituando-se a ela, tornem-se suscetíveis a entrar em outras igrejas que não seja a sua, e ali adorar, não a DEUS, mas ao senhor dessa música ecumênica, e facilmente afastar-se do verdadeiro DEUS. É uma forma de massificar a cultura ecumênica pela paz e segurança, tornando o mundo e o mundanismo como parecendo algo sagrado. É o ponto em comum mais poderoso da estratégia do ecumenismo, pois exerce sua influência sobre os sentimentos e o gosto das pessoas.
O grande conflito iniciou no Céu por meio de um músico. E ele conseguiu enganar um em cada três anjos. A batalha final terminará com muitos músicos exercendo impressionante poder sobre as mentes de todas as pessoas do mundo. Muitos deles se tornarão os piores inimigos da verdadeira adoração quando chegarem os dias de decidir que sinal receber, se a marca do domingo, se o selo do sábado.
Preste atenção daqui por diante: satanás está trabalhando para tornar impossível, sem fé, suportar a pressão da não participação nos pontos comuns para unir o mundo sob seu comando. Fará a todos pensarem que é para resolver os grandes problemas do planeta, mas no secamento do rio Eufrates descobrirão o engano, perceberão que adoraram o demônio. Assim ele tentará impedir a proclamação da mensagem final sobre todas as nações, tribos e línguas do planeta, e tentará inviabilizar a segunda vinda de CRISTO. Mas a sacudidura, e é só ela que poderá resolver o problema da música gospel ecumênica em nosso meio, reverterá a tendência, e preparará a igreja de CRISTO para o grande e poderoso alto clamor. Isso é um fato iminente, está bem próximo.
Esse comentário dessa semana foi o mais difícil de ser escrito. De todos até agora escritos, esse foi o mais realista, e que necessitou de muita coragem. A realidade desses dias requer que isso seja dito de forma clara e direta. Os fatos se sucedem e o tempo é curto, não dá mais para simplesmente fazer de conta que não é problema meu, ou coisa assim. A sacudidura está se acentuando, e pessoas estão sendo colocadas em situações para que tomem a decisão de sua vida para a eternidade, sempre mortos, ou sempre vivos. Quero agradecer pelos e-mails que todos os dias recebo, eles dão coragem para escrever o que nos tempos passados deixava por isso mesmo.
DDP: Este é o trabalho de um profeta.
E esta é a chamada que Deus faz a cada um de nós para este tempo.
Eis-me aqui?

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

LIÇÕES DO SANTUÁRIO

A fim de que possamos desfrutar plenamente os benefícios do evangelho, devemos entender a obra que Jesus fez por nós no passado, o que Ele faz agora e o que fará no futuro. Já pudemos compreender este assunto, estudando anteriormente no blog (O Ministério de Cristo no santuário celestial, parte I e II) o ritual do santuário dos israelitas, que prefigurava o atual ministério de Cristo no santuário celestial.
Agora vamos ver o que o santuário de Israel tem a nos ensinar e como pode enriquecer nossa vida espiritual.